A partir do dia 1º de abril até 31 de julho, as praias de Florianópolis se preparam para a movimentada temporada da Safra da Tainha. Este ano, algumas mudanças afetam a prática de esportes aquáticos, diferente dos anos anteriores em que apenas o surf tinha restrições.
Nas praias da Lagoinha do Leste, Matadeiro e Armação, os esportes aquáticos estão permitidos, desde que realizados a uma distância de até 500 metros para o canto esquerdo da praia e 500 metros para a direita da entrada da Praia do Moçambique. Já nas praias da Joaquina e Mole, a prática está liberada.
No entanto, em outras praias, será adotado o sistema de bandeiras, que serão colocadas diariamente pelos responsáveis pelos ranchos de pesca. As cores verde e vermelha indicarão a permissão ou proibição da prática de surf durante o período da pesca da tainha, respectivamente.
Além disso, a administração municipal irá reforçar a iluminação pública nos ranchos provisórios durante a safra e instalar banheiros químicos para os pescadores. Para acompanhar a quantidade de tainhas pescadas em cada praia, a Prefeitura de Florianópolis disponibiliza o Tainhômetro, um sistema online acessível através do link fornecido.
Laurentino Benedito Neves, subsecretário de Pesca, Maricultura e Agricultura, destaca a importância da Safra da Tainha como uma tradição e um elo entre a comunidade e o mar. Ele enfatiza a necessidade de respeitar as normas estabelecidas e valorizar essa importante herança cultural da capital catarinense.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!