A 23ª Feira Estadual do Mel de Santa Catarina acontecerá em Florianópolis, de 8 a 11 de maio, no Centro da cidade. Este evento é uma oportunidade para os produtores locais de mel e os consumidores se aproximarem, oferecendo produtos regionais a preços acessíveis. O mel comercializado na feira terá preços tabelados, seguindo a tradição anual do evento.
Mais de 200 produtores de todas as regiões de Santa Catarina estarão presentes, expondo seus méis e derivados em 26 estandes. Além disso, nove estandes serão ocupados por grupos de produtores com unidades de envase e beneficiamento, apresentando mais de 30 marcas de méis e derivados.
A Feira é uma iniciativa da Faasc, Epagri, Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária e Prefeitura Municipal de Florianópolis, com o apoio do Sebrae/SC, Faesc/Senar/SC, UFSC, CIDASC e Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Essa colaboração destaca Santa Catarina como um importante polo na criação de abelhas, com reconhecimento internacional.
Em relação ao mel catarinense, dados preliminares do IBGE mostram que o estado é o sétimo maior produtor nacional, com 4.887 toneladas. Santa Catarina lidera em produtividade no país, com uma média de 68 kg/km², em comparação com os 4,8 kg/km² do Brasil. A qualidade do mel catarinense já foi reconhecida como a melhor do mundo em seis ocasiões pela Apimondia.
Durante a feira, uma variedade de produtos será comercializada, incluindo diferentes tipos de mel, própolis, pólen, cera de abelha, cosméticos, balas, biscoitos e até mesmo bebidas como aguardente, cerveja e hidromel.
Para quem não puder comparecer pessoalmente à feira, os produtos podem ser adquiridos online, e o site também oferece cursos gratuitos e receitas diversas utilizando o mel como ingrediente.
Serviço:
- O que: 23ª Feira Estadual do Mel de Santa Catarina
- Quando: de 8 a 11 de maio
- Onde: Largo da Alfândega, Centro de Florianópolis
- Informações e entrevistas: Rodrigo Durieux da Cunha, chefe da Divisão de Estudos Apícolas da Epagri e Coordenador da feira, (48) 3665-5292
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!