A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), está mobilizando uma ação de solidariedade para ajudar as vítimas das fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul na última semana. Servidores, estudantes e moradores da comunidade podem contribuir doando água, alimentos não perecíveis e itens de limpeza até o meio-dia desta quarta-feira, 8 de maio, na recepção da Udesc Cefid, localizada na Rua Pascoal Simone, nº 358, no Bairro Coqueiros, em Florianópolis.
Os mantimentos arrecadados serão encaminhados para a Secretaria do Continente de Florianópolis, de onde partirão caminhões do Exército com ajuda humanitária para os municípios gaúchos afetados pelas enchentes e deslizamentos.
“Estamos solidários com nosso estado vizinho nesse momento trágico e devastador e, por isso, estamos nos mobilizando para oferecer nossa ajuda com doações e o que mais estiver ao nosso alcance”, destaca Ismael Franz, diretor de Administração da Udesc Cefid.
Segundo informações da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, as chuvas já causaram 83 mortes, com outras quatro possivelmente relacionadas aos eventos climáticos. Além disso, há 111 pessoas desaparecidas e 291 feridas. O governo federal decretou estado de calamidade em 336 municípios, o que representa quase 70% do total no estado.
A situação é alarmante, com 443 mil pontos sem luz e 149,3 mil pessoas desalojadas, sendo 20 mil em abrigos e 129,2 mil em casas de familiares ou amigos. O nível do Lago Guaíba, em Porto Alegre, atingiu um recorde, ultrapassando os 5,30 metros, e as operações do Aeroporto Internacional Salgado Filho estão suspensas, com voos cancelados até o final de maio.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!