A Maternidade do Hospital Regional Homero de Gomes, em São José, está se destacando pelo atendimento humanizado, oferecendo um ambiente acolhedor e de alta qualidade para as gestantes e suas famílias. Com dez leitos preparados para receber as futuras mães, o hospital adota práticas que começam ainda no pré-natal, incluindo visitas à maternidade e cursos para gestantes e seus familiares.
No momento do parto, a maternidade oferece quatro leitos no modelo PPP (pré-parto, parto e pós-parto). Nessas salas, as gestantes permanecem desde a preparação para o nascimento até as primeiras horas de vida do bebê. Com recursos como bola para alívio da dor, banheiro individual, aromaterapia e cromoterapia, as mulheres podem ter um parto mais confortável e personalizado, sempre acompanhadas de um ente querido.
Kauane Pascoalini, que deu à luz a Hariel após quatro horas de trabalho de parto natural, compartilhou sua experiência positiva no hospital. “Eu não esperava que fosse ser assim. Senti dor, mas fui muito bem acolhida pela equipe e o Hariel veio do jeitinho que tinha que ser”, disse ela, emocionada.
Em 2024, a maternidade do hospital já trouxe ao mundo 1.172 bebês, com 657 partos normais e 515 cesarianas. A enfermeira Larissa Rocha destacou a importância do atendimento humanizado, afirmando que ele tem um impacto duradouro na vida das mães, dos bebês e das famílias. “Independente da via de parto, é sobre qualidade na assistência. A cada nascimento, nasce também uma nova mãe”, comentou.
No pós-parto, o hospital continua a oferecer um cuidado especial tanto para os bebês quanto para as novas mães. Para aquelas cujos bebês precisam ficar na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o hospital dispõe de um alojamento conjunto que permite que as mães de outras cidades possam permanecer próximas de seus filhos. Além disso, o Banco de Leite Humano do hospital, coordenado por Camila Rodrigues Furtado, oferece suporte abrangente, ensinando técnicas de amamentação e extração de leite materno, e prestando apoio emocional às mães que enfrentam a difícil experiência de ter um bebê na UTI.
O Banco de Leite Humano visita diariamente as mães no alojamento, proporcionando um cuidado contínuo mesmo após a alta hospitalar, com atendimentos domiciliares quando necessário. Esse acolhimento integral tem rendido à unidade o credenciamento como Hospital Amigo da Criança, um reconhecimento do Ministério da Saúde pelo sucesso na implementação de práticas que promovem o aleitamento materno e contribuem para a redução da mortalidade infantil.
Com um enfoque na humanização e no cuidado integral, a Maternidade do Hospital Regional Homero de Gomes está fazendo a diferença na vida de muitas famílias, garantindo que cada nascimento seja um momento de acolhimento, segurança e carinho.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!