Para tranquilizar pais, alunos, professores e servidores, a Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Educação, anunciou conjunto de para reforçar a segurança nas 64 unidades de educação básica do município. Elas incluem o reforço da ronda escolar pela Guarda Municipal de São José (GMSJ), instalação de um aplicativo com botão de pânico para ser acionado nas escolas municipais em situações de possíveis ataques, catracas do acesso aos prédios escolares e monitoramento externo e interno das unidades. Os aparelhos devem ser adquiridos após um período de análise por equipes das secretarias de Educação e da Administração.
Durante reunião com diretores das escolas essa semana, o prefeito Orvino Coelho de Ávila, convidou osv representantes para acompanhar os testes para aquisição dos equipamentos. Ele explicou que o “botão do pânico” é um recurso importante para acionar um alerta em caso de situações de risco iminente ou emergências, possibilitando uma resposta rápida e eficiente. A instalação do novo sistema será realizada em todas as escolas da rede municipal de ensino.
Também destacou os testes que estão sendo realizados na CEM Antônio Francisco Machado (Forquilhão) e CEI Júlia Francisca dos Santos, em Foguilhinha, por uma empresa josefense, para instalação tecnologia para fazer o controle digital (imagem) e por catracas do acesso aos prédios escolares, bem como do monitoramento externo e interno das unidades. “Caso seja aprovado nos testes, os equipamentos serão instalados em todas as unidades”, reforçou. O prefeito informou que engenheiros da empresa já estiveram nas duas unidades para realizar o mapeamento das áreas interna e externa para instalar os equipamentos.
A Secretaria de Administração já iniciou processo para contratação de vigilantes para atuar no horário escolar, das 7h às 19h, e o para aquisição de bastões de detecção de metais. O prazo para conclusão destes processos é de no máximo 30 dias. Paralelo a essas aquisições, as diretorias de Administração e Finanças e Operacional das secretarias da Educação e da Infraestrutura atuam para identificar o mapeamento das vulnerabilidades das 64 unidades escolares.
Orientações e treinamento
A secretária Municipal de Educação, Maria Helena Krüger, informou que a pasta continuará com reuniões com pais e/ou responsáveis para repassar as informações e orientações. Que na semana de 24 a 28 de abril será realizada uma reunião com os presidentes das Associação de Pais e Professores (APPs).
Outra atividade que já está em fase de desenvolvimento, junto à Secretaria de Saúde, é a formatação de um trabalho de orientação e capacitação referente a saúde metal dos estudantes. Também foi destacado a parceria realizada com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção da de São José, que visa uma série de palestras que serão ministradas nas escolas da rede municipal sobre o perigo de bullying, cyberbullying, assédio moral e sexual, racismo, homofobia, transfobia e outras formas de preconceitos e intolerâncias. O projeto tem como objetivo levar aos alunos, pais e professores noções sobre Direito e Cidadania.
Anjos da Guarda
A comandante da Guarda Municipal de São José, Ane Warmling, durante a reunião com os diretores das escolas, voltou a reforçar o pedido de colaboração dos pais para garantir a segurança na rede municipal de ensino como seguir as regras de segurança e verificar as mochilas dos filhos, além das redes sociais que eles convivem diariamente.
Ane afirmou que a operação “Anjos da Guarda”, com rondas em frentes as escolas atingiram o objetivo e que seguirá pela próxima semana, envolvendo mais de 80% do efetivo da Guarda Municipal. “Será uma ação permanente, não haverá retrocesso nestas rondas.”
Grupos de Trabalho
Os cinco Grupos de Trabalho (GTs) criados para debater a segurança nas unidades educativas municipais de São José, voltam a se reunir nesta segunda-feira (24), às 14h, para apresentarem balanço das atividades já desenvolvidas e sugestões do que podem ser realizadas.