Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) revelou que pães de forma de diversas marcas populares contêm álcool. Segundo o levantamento, se esses pães fossem bebidas, cinco marcas seriam consideradas alcoólicas, com teor de álcool superior a 0,5%. As marcas identificadas são Visconti (3,37%), Bauducco (1,17%), Wickbold 5 Zeros (0,89%), Wickbold Sem Glúten (0,66%), Wick Leve (0,52%) e Panco (0,51%).
O estudo mostra que algumas marcas de pães poderiam até influenciar no teste do bafômetro, dependendo da quantidade consumida. Por exemplo, duas fatias do pão Visconti contêm 1,69 gramas de álcool, enquanto a marca Bauducco contém 0,59 gramas, e a Wickbold 5 Zeros tem 0,45 gramas.
Para grávidas e lactantes, o consumo regular de álcool, mesmo em pequenas doses, pode ser prejudicial. A ingestão de álcool durante a gravidez pode levar à síndrome alcoólica fetal (SAF), que causa problemas no desenvolvimento do sistema nervoso central, retardo de crescimento e problemas de saúde mental, como depressão e ansiedade.
O estudo também aponta que, se os pães fossem medicamentos fitoterápicos, deveriam conter advertências nas embalagens de oito marcas brasileiras, devido ao teor de álcool. Uma única fatia de pão das marcas Visconti (843 mg de etanol), Bauducco (293 mg), Wickbold 5 Zeros (233 mg), Wickbold Sem Glúten (165 mg), Wickbold Leve (130 mg), Panco (128 mg), Seven Boys (125 mg) e Wickbold (88 mg) excede o limite de segurança para crianças, que é de 75 mg para uma criança de 12,5 kg.
A pesquisa indica que a contaminação dos pães com álcool pode ocorrer durante a adição de conservantes. O álcool utilizado para diluir o conservante deve evaporar antes do consumo do pão, mas se houver um excesso na quantidade ou na diluição do conservante, o teor de etanol pode permanecer alto no produto final.
A Pandurata Alimentos, responsável pelas marcas Bauducco e Visconti, afirmou em nota que adota rigorosos padrões de segurança alimentar e possui certificação BRCGS, reconhecida globalmente por boas práticas na indústria alimentícia. A empresa assegura que segue todas as legislações e regulamentações vigentes.
Esta pesquisa levanta importantes questões sobre a segurança dos alimentos que consumimos diariamente e destaca a necessidade de maior transparência e controle na produção de alimentos processados.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!