A expressão “CLT Premium” está bombando nas redes sociais, especialmente no TikTok, e tem despertado a curiosidade de muita gente. O termo se refere a uma elite de profissionais contratados sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) que recebem benefícios diferenciados e exclusivos.
Na última semana, a busca por “CLT Premium” na internet disparou, segundo dados do Google Trends, com um aumento de 100%. Mas o que exatamente caracteriza um “CLT Premium”? Esses trabalhadores ostentam vantagens como vale-refeição e alimentação com valores elevados, bonificações baseadas nos lucros da empresa, planos de saúde completos e acesso gratuito a academias.
Esses benefícios não são direitos trabalhistas obrigatórios, como o auxílio-transporte, férias, 13º salário e Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Assim, as empresas não têm a obrigação de oferecê-los, o que os torna ainda mais exclusivos e desejados.
Nos vídeos que viralizaram, os “CLTs Premium” mostram os diferenciais das suas empresas através de fotos em carrossel. A maioria dos conteúdos é publicada por jovens da Geração Z, composta por pessoas nascidas entre 1995 e 2010. Para muitos desses jovens, exibir os benefícios que recebem no trabalho é uma forma de valorizar os esforços e conquistas, além de incentivar outras empresas a melhorarem suas condições de trabalho.
No entanto, esse tipo de ostentação pode ter um lado negativo. A exibição de privilégios pode criar uma sensação de elitismo entre os trabalhadores e gerar sentimentos de inferioridade em quem não tem acesso a essas condições. Por outro lado, quem já participou da trend defende que o viral ajuda as pessoas a enxergarem com mais otimismo os empregos regidos pela CLT.
Para especialistas em gestão de pessoas, como Victor Martinez, essa manifestação dos jovens é um indicativo de que a valorização e a recompensa dos esforços são importantes no ambiente de trabalho. Em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas que oferecem benefícios diferenciados podem se destacar e atrair talentos.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!