No último final de semana, uma moradora do bairro Cacupé, em Florianópolis, denunciou o despejo de efluentes em um córrego na entrada do bairro, localizado na Estrada Haroldo Soares Glavan. Segundo a moradora, os resíduos estariam sendo lançados por uma empresa que opera na região.
LEIA TAMBÉM: Florianópolis: Casa para locação em Cacupé construída dentro de uma gruta chama a atenção
LEIA TAMBÉM: Prefeitura de Florianópolis notifica propriedade privada para resolver descarte de esgoto a céu aberto em Cacupé
LEIA TAMBÉM: Chamada de ‘Rota do Silício’, SC 401 se consolidou como um dos endereços mais valorizados e cobiçados de Florianópolis
Efluentes são resíduos provenientes de atividades humanas, como processos industriais e esgoto, que são liberados no meio ambiente em forma de líquidos ou gases. Quando despejados, esses resíduos alteram a qualidade dos corpos de água receptores, causando poluição.
A moradora expressou grande preocupação com a situação, afirmando que o despejo de efluentes no córrego “matou todos os bichinhos” do lago. Em um vídeo divulgado, ela chama a atenção do prefeito de Florianópolis para que ele tome providências imediatas em relação a esse problema ambiental.
Ver essa foto no Instagram
A denúncia gerou grande comoção entre os residentes do bairro, que também estão preocupados com os impactos ambientais e de saúde pública decorrentes do despejo inadequado de efluentes. A comunidade local espera que as autoridades competentes investiguem o caso e tomem as medidas necessárias para cessar a poluição e restaurar a qualidade do córrego.
LEIA TAMBÉM: Em Florianópolis, BMW é flagrada a 185 km/h na SC-401
LEIA TAMBÉMM: Florianópolis: Projeto de nova faixa na SC-401 busca “destravar” o trânsito
LEIA TAMBÉM: Em Florianópolis, risco de queda de outdoor gera lentidão do trânsito na SC-401
Enquanto isso, os moradores de Cacupé se mobilizam para proteger o meio ambiente e garantir que a empresa responsável seja responsabilizada pelos danos causados. A união da comunidade é fundamental para pressionar as autoridades a agirem rapidamente e evitar que problemas similares ocorram no futuro.
Essa situação evidencia a importância de uma gestão ambiental responsável e da vigilância constante por parte dos cidadãos para preservar a saúde dos ecossistemas locais e garantir um ambiente saudável para todos.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!