Na tarde desta segunda-feira, 19 de agosto, um carro entrou em chamas no viaduto de acesso ao bairro Passa Vinte, em Palhoça, causando grande tensão e forçando o fechamento temporário do local. O veículo, um Volkswagen Gol equipado com um kit de Gás Natural Veicular (GNV), teve um problema mecânico que resultou no incêndio. Felizmente, ninguém ficou ferido, e os danos foram apenas materiais.
LEIA TAMBÉM: Imóvel no bairro Trindade em Florianópolis sofre incêndio iniciado por panela com óleo; VEJA FOTOS
LEIA TAMBÉM: Desolador: Incêndio consome casas de madeira no bairro Serraria em São José
LEIA TAMBÉM: Ônibus tem princípio de incêndio e precisa de isolamento na Av. Ivo Silveira em Florianópolis
LEIA TAMBÉM: Incêndio em prédio localizado no bairro Campinas em São José exige intervenção rápida dos bombeiros
LEIA TAMBÉM: Em Florianópolis, rancho de pescadores se perde em meio a incêndio na Galheta
LEIA TAMBÉM: Em São José, Polícia Civil prende alunos e ex-alunos de escola por incêndio criminoso; Motivo seria “depredação” e furto da “merenda escolar”
O Corpo de Bombeiros foi acionado rapidamente para controlar as chamas e remover o veículo, permitindo que o viaduto fosse reaberto. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também esteve presente e informou que, embora o incêndio tenha sido causado por um defeito mecânico, somente uma perícia especializada poderá confirmar se o kit GNV teve alguma relação com o incidente.
O uso de kits GNV em veículos é normalmente seguro, desde que todas as normas de segurança sejam seguidas rigorosamente durante a instalação e manutenção. O GNV, sendo altamente inflamável, exige cuidados especiais, e sua instalação deve ser realizada apenas por empresas licenciadas e credenciadas pelo Inmetro e Detran. Após a instalação, o proprietário do veículo recebe um Certificado de Segurança Veicular (CSV), que deve ser renovado anualmente após uma nova inspeção.
Este incidente serve como um alerta para a importância da manutenção adequada dos kits GNV e do cumprimento das normas de segurança, garantindo que o uso desse combustível alternativo continue sendo uma opção segura e viável para os motoristas.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!