A reforma das pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Salles, que conectam a Ilha de Santa Catarina ao Continente, pode finalmente seguir adiante. A decisão foi tomada pela 3ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, nesta terça-feira, 20 de agosto de 2024, após um imbróglio jurídico que havia paralisado o processo licitatório.
LEIA TAMBÉM: Em Florianópolis, cadeirante surpreende e atravessa Ponte Hercílio Luz
LEIA TAMBÉM: Capitania dos Portos barra navegação sob Pontes em Florianópolis
LEIA TAMBÉM: Justiça suspende licitação para reforma das Pontes em Florianópolis
O problema começou quando uma das empresas, que apresentou a menor proposta para a remoção das passarelas de pedestres desativadas das pontes, foi inabilitada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea/SC). A inabilitação ocorreu porque a empresa não conseguiu apresentar documentos que comprovassem a realização prévia de serviços semelhantes, nem a “Certidão de Acervo Técnico (CAT)”, exigida pelo Crea/SC. Como resultado, uma liminar suspendeu o andamento do edital, atrasando o início das obras.
LEIA TAMBÉM: Poder Público terá 60 dias para demolir “Prédio em Ruínas” debaixo da Ponte Hercílio Luz em Florianópolis
LEIA TAMBÉM: Família de mergulhador que morreu quando fazia vistoria da Ponte Hercílio Luz em Florianópolis vence batalha judicial
LEIA TAMBÉM: Vistoria do Ministério Público as pontes Colombo Salles e Pedro Ivo em Florianópolis constata “risco de colapso”
Para resolver o impasse, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE/SC) interveio, buscando a liberação do processo licitatório e a continuidade das obras. Posteriormente, o próprio Crea/SC revogou a sua decisão, reconhecendo que a restrição imposta à empresa não estava correta. Com isso, a questão foi levada ao Tribunal de Justiça, onde o procurador do Estado defendeu que o objetivo era garantir que as obras fossem realizadas o mais rapidamente possível, independentemente de qual empresa fosse contratada.
Com a rápida decisão do Tribunal, a PGE/SC conseguiu destravar o edital e permitir que as obras nas pontes possam finalmente começar. A expectativa é que essa decisão permita que os serviços necessários para a manutenção e melhoria das pontes sejam realizados, beneficiando a população de Florianópolis e região.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!