A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) iniciou um projeto de modernização no sistema de abastecimento de água no Sul da Ilha, em Florianópolis. A partir desta quinta-feira, 29, uma nova tubulação será implantada para substituir a antiga rede em um trecho de 500 metros nas proximidades do Túnel Antonieta de Barros. Com um investimento de cerca de R$ 3 milhões, a nova tubulação será feita de ferro fundido, um material mais resistente que o PVC utilizado atualmente.
A escolha pelo ferro fundido se deve à sua maior durabilidade, especialmente em locais onde há grande fluxo de veículos e variações significativas de pressão, como é o caso desse trecho. A mudança visa reduzir a ocorrência de vazamentos, que não só desperdiçam água, mas também exigem constantes reparos no pavimento, causando transtornos no trânsito. Com a nova tubulação, espera-se uma melhoria significativa no abastecimento de água para os bairros da Costeira do Pirajubaé, Carianos e parte da Tapera, que dependem diretamente dessa rede.
Durante o período de obras, haverá bloqueios de trânsito em uma das pistas, sempre no sentido oposto ao fluxo principal, para minimizar os impactos no tráfego local. A previsão é que a modernização seja concluída até o final de setembro, trazendo mais segurança e eficiência ao sistema de abastecimento de água da região.
Essa obra faz parte dos esforços contínuos da Casan para garantir um fornecimento de água de qualidade e sem interrupções para os moradores de Florianópolis, atendendo às necessidades de uma área em constante crescimento e desenvolvimento.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!