A Praia do Moçambique, localizada no leste de Florianópolis, foi eleita uma das novas Reservas Nacionais de Surfe do Brasil. Esse título especial reconhece a importância da praia para a prática do surfe e busca preservar suas características naturais e culturais. Além de Moçambique, outras três praias foram selecionadas: Praia do Francês, em Marechal Deodoro (AL); Itamambuca, em Ubatuba (SP); e Regência, em Linhares (ES).
Essas praias formarão a Rede Brasileira de Reservas de Surfe, que tem como objetivo proteger ecossistemas icônicos para o surfe, promovendo a conservação ambiental e cultural das áreas escolhidas. A seleção foi resultado de um esforço conjunto entre as organizações Instituto Aprender Ecologia e Conservação Internacional (CI-Brasil).
A decisão de eleger quatro praias, em vez de apenas uma, como inicialmente previsto, reflete o alto nível de qualidade e a relevância das candidatas. Apenas a praia de Sumidouro, também em Santa Catarina, ficou de fora. Com essa nova conquista, Moçambique se junta à Guarda do Embaú, em Palhoça, que já possui o título de reserva mundial do surfe.
O processo de seleção das praias levou em conta quatro critérios principais: a qualidade e consistência das ondas, as características socioecológicas do ecossistema local, a história e desenvolvimento do surfe na região e o engajamento da comunidade local, incluindo capacidade de governança e sustentabilidade.
Agora que as praias foram oficialmente reconhecidas, cada uma deverá criar um comitê de gestão para elaborar um plano de ações e metas a serem atingidas nos próximos dois anos, período inicial de validade da titulação. Esses comitês serão responsáveis por assegurar que as praias sejam mantidas como verdadeiros santuários do surfe, protegendo tanto o ambiente quanto a cultura associada ao esporte.
Para celebrar essa conquista, cada praia organizará um evento de oficialização, marcando o início de um compromisso com a preservação e valorização dos locais que são tão importantes para os surfistas e para a comunidade em geral. Com essa iniciativa, o Brasil reafirma seu papel na promoção de um turismo sustentável e na proteção de suas belezas naturais.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!