Prematuros e recém-nascidos estão entre os grupos mais vulneráveis à infecção por rotavírus, um vírus que causa diarreia grave em crianças pequenas. Embora a vacina contra o rotavírus faça parte do calendário de vacinação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, administrada em duas doses, aos 2 e 4 meses de idade, muitos bebês ainda são expostos à doença antes de completarem esse esquema de imunização.
Estudos recentes mostram que os recém-nascidos com até 42 dias de vida correm um risco 2,5 vezes maior de desenvolver complicações graves e até precisarem ser hospitalizados por conta da infecção. Isso ocorre porque, nessa faixa etária, eles ainda não estão protegidos pela vacina e podem ser infectados por familiares, como irmãos mais velhos que frequentam a escola.
A estimativa é que 40% das internações por diarreia em crianças menores de cinco anos sejam causadas pelo rotavírus. Esse vírus afeta crianças de todas as idades, mas prematuros e bebês muito novos se tornaram o foco principal da preocupação. Além disso, o aumento de cerca de 40% nos nascimentos prematuros no Brasil agrava a situação, já que esses bebês são ainda mais frágeis.
Nas unidades de terapia intensiva (UTI) neonatais, a situação se complica. A vacina contra o rotavírus é feita com o vírus vivo atenuado, o que gera um dilema entre os profissionais de saúde sobre a sua aplicação em ambientes com recém-nascidos extremamente vulneráveis, como é o caso das UTIs. Em 2023 e 2024, dois surtos de gastroenterocolite aguda causada pelo rotavírus foram registrados em UTIs neonatais no estado de São Paulo, levando à infecção de vários bebês.
A vacinação contra o rotavírus tem desempenhado um papel crucial na saúde pública ao reduzir significativamente os casos graves da doença em crianças mais velhas. No entanto, o desafio permanece em como proteger os bebês mais novos e os prematuros, que ainda não podem receber a vacina e estão expostos a riscos maiores de complicações.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!