O Hospital Governador Celso Ramos, em Florianópolis, está conseguindo ampliar sua capacidade de atendimento graças à compra de novos equipamentos adquiridos com recursos de ações civis públicas. Os valores, que somam R$ 255 mil, vieram de processos movidos pelo Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT-SC) e julgados pela Justiça do Trabalho.
Com o dinheiro, o hospital comprou materiais essenciais para cirurgias e tratamentos bucomaxilofaciais, que envolvem traumatismos e deformidades no rosto, maxilar e mandíbula. Antes, o hospital realizava cerca de 16 cirurgias por mês; agora, com os novos equipamentos, esse número subiu para 50, o que ajuda a atender a alta demanda de pacientes.
Entre os novos equipamentos está um artroscópio com torre de vídeo, que permite a realização de procedimentos menos invasivos para tratar problemas nas articulações da mandíbula. Esse tipo de tratamento, até então, não estava disponível na rede pública de saúde em Santa Catarina.
Além disso, parte do dinheiro foi usada para estruturar um consultório no setor de Otorrinolaringologia, que agora será compartilhado com o Serviço de Cirurgia Bucomaxilofacial. Assim, o hospital conseguiu melhorar o atendimento de inflamações e lesões, que antes eram feitos em salas de sutura.
Com essa nova estrutura, o hospital agora faz entre 70 e 80 atendimentos semanais, recebendo em média de 30 a 40 novos pacientes a cada semana, garantindo mais eficiência e agilidade nos cuidados à população.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!