A professora Andreia Pelegrini, do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), foi selecionada para receber apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) para conduzir um importante estudo sobre a saúde óssea de adolescentes com sobrepeso e obesidade em Florianópolis. O projeto, que terá duração de dois anos e contará com recursos de R$ 110.900,00, será desenvolvido em escolas públicas estaduais da cidade.
O objetivo da pesquisa é investigar como a gordura corporal, tanto total quanto regional (abdômen, quadris, braços e pernas), impacta a saúde e a geometria óssea de jovens entre 10 e 18 anos. Estudos indicam que adolescentes obesos podem apresentar baixa massa óssea para a idade, o que levanta preocupações sobre os efeitos a curto e longo prazo da obesidade na saúde óssea. O excesso de gordura, além de impactar diretamente a acumulação de massa óssea, pode também reduzir os efeitos positivos da massa muscular sobre os ossos.
A coleta de dados incluirá informações sobre o perfil sociodemográfico, atividade física, comportamento sedentário e força muscular dos participantes, além de medidas detalhadas da gordura corporal e da saúde óssea. O método utilizado será a absorciometria por dupla emissão de raios-X (DXA), que permite avaliar tanto a densidade óssea quanto a quantidade de gordura total e regional.
Esse estudo reforça a relevância de se entender as relações entre obesidade e saúde óssea em adolescentes, oferecendo subsídios para a criação de estratégias preventivas e intervenções que promovam o desenvolvimento saudável dos jovens. Além disso, destaca o compromisso da Udesc com pesquisas que buscam soluções para problemas de saúde pública, especialmente em populações mais vulneráveis.
Quem tiver interesse em mais informações sobre o projeto pode entrar em contato diretamente com a professora Andreia Pelegrini por e-mail andreia.pelegrini@udesc.br.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!