Na próxima quarta-feira (2), quem estiver na Região Sul do Brasil poderá observar um incrível eclipse anular do Sol. Também será possível ver o fenômeno em parte do Sudeste e do Centro-Oeste. O eclipse acontece quando a Lua se alinha com a Terra e o Sol, mas não consegue cobrir o Sol por completo. Isso cria o famoso “anel de fogo” no céu, um espetáculo raro e impressionante!
O eclipse será anular em uma pequena faixa que passa pelo sul da América do Sul, incluindo países como Chile e Argentina. No Brasil, o sul é o melhor lugar para observar o fenômeno, pois, quanto mais ao sul, maior será a parte do Sol coberta pela sombra da Lua.
Esse tipo de eclipse ocorre quando a Lua está no ponto mais distante da Terra, parecendo menor que o Sol e deixando esse “anel” ao redor. Eclipses solares, sejam parciais, anulares ou totais, costumam acontecer em média duas vezes por ano. O último eclipse anular foi em outubro de 2023.
Para quem deseja observar o fenômeno, o melhor é estar em um lugar com vista livre para o oeste, pois o eclipse acontece perto do pôr do sol. Em cidades como o Rio de Janeiro, o eclipse parcial começa às 17h01 e atinge seu pico às 17h42, pouco antes do sol se pôr.
É importante lembrar que nunca se deve olhar diretamente para o sol sem proteção adequada. Óculos escuros ou chapas de raio-X não protegem os olhos. Use sempre óculos certificados para observar o sol ou vidros de soldador número 14.
Se você não conseguir observar o eclipse pessoalmente, o Observatório Nacional vai transmitir tudo ao vivo no YouTube, em parceria com astrônomos de projetos especiais. Então, prepare-se para esse incrível espetáculo celeste!
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!