A navegação na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, será parcialmente interrompida a partir desta terça-feira (1º) até o dia 10 de outubro. A suspensão temporária do tráfego de embarcações, que pode durar entre duas e três horas por dia, é necessária para a continuidade das obras da nova ponte. A medida vale para todos os tipos de embarcações, incluindo jet skis, e foi tomada por questões de segurança.
A Prefeitura de Florianópolis informou que a interrupção é necessária para a finalização de parte da estrutura provisória em madeira, que dá suporte à construção da pista da nova ponte. Esse trabalho se concentra entre os pilares P4 e P7, de um total de nove pilares que sustentam a ponte.
Atualmente, as obras estão focadas na conclusão da estrutura da pista entre os primeiros quatro pilares. Nos próximos 30 dias, a pista deverá receber o asfalto nesse trecho. Além disso, o sétimo pilar já começou a ser montado, seguindo o modelo dos pilares anteriores, que já estão finalizados.
Desde o início das obras, em abril do ano passado, foram concluídos os estaqueamentos metálicos das fundações dos pilares e a estrutura de madeira que sustenta a pista entre os pilares P1 e P4. Também já foram construídos dois aterros em rocha que vão sustentar as cabeceiras da nova ponte, tanto no lado do Centrinho, quanto no lado oposto, próximo à Avenida das Rendeiras.
A nova ponte será construída ao lado da ponte atual e terá uma estrutura de concreto armado, com 214 metros de extensão e 17 metros de largura. O projeto inclui duas faixas de rolamento, cada uma com 3,5 metros de largura, além de passeios laterais e uma ciclovia bidirecional para garantir a segurança e o conforto dos pedestres e ciclistas.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!