A Câmara Municipal de Florianópolis lançou na última segunda-feira (08) uma campanha contra a Farra do Boi, prática cruel e ilegal que ocorre principalmente nos locais de cultura açoriana de Santa Catarina, realizada tradicionalmente durante a época da quaresma. A campanha tem como objetivo conscientizar a população sobre os maus-tratos aos animais e incentivar a denúncia de eventos ilegais.
A Farra do Boi consiste em perseguir e agredir um boi até a exaustão e morte. Além de ser um ato cruel, é considerado crime pela legislação brasileira desde 1998 e pode levar a prisão de até cinco anos, além de multa. E mesmo com toda a proibição inúmeras ocorrências ainda são registradas todos os anos em Florianópolis.
A campanha da Câmara Municipal de Florianópolis inclui a divulgação de vídeos e imagens que mostram a crueldade da Farra do Boi, além de informações sobre como denunciar essa prática ilegal.
O presidente da Câmara Municipal, o vereador João Cobalchini (União Brasil) destacou a importância da campanha para conscientizar a população sobre a necessidade de respeitar os animais e acabar com essa atividade ilegal. “A Farra do Boi é um ato cruel e ilegal que não pode ser tolerado em nossa cidade. É importante que todos se unam para denunciar e acabar com essa prática”, afirmou.
Tendo a causa animal como uma das suas bandeiras principais na Câmara, a vereadora Priscila Fernandes (Podemos), também destacou a importância de uma campanha como essa, e o direito universal dos animais.
“Já passamos da época de achar que torturar animais é cultura. Quando você causa dor, medo e sofrimento a um animal e se diverte com isso, você mostra que há algo de errado, não com ele, mas sim com você. Dividimos o mundo com diversos tipos de vida e temos a obrigação de respeitá-los.” declarou.
A campanha da Câmara Municipal de Florianópolis conta com o apoio dos vereadores e de organizações de defesa dos animais e das autoridades locais. A expectativa é que a conscientização da população ajude a reduzir a prática da Farra do Boi na cidade e em todo o estado de Santa Catarina.