A construção do novo Centro de Alta Complexidade Renal em Florianópolis está em pleno progresso e promete reforçar o atendimento a pacientes renais na Grande Florianópolis. A obra faz parte do plano de expansão da rede de saúde estadual, com um investimento de R$ 7 milhões do Governo do Estado para a estruturação e compra de equipamentos.
O novo espaço, que será uma Unidade de Terapia Renal Substitutiva (TRS), trará um impacto significativo para mais de 400 pacientes que precisam de hemodiálise. Atualmente, as equipes trabalham na montagem das paredes, enquanto os equipamentos e a mobília já foram adquiridos. A previsão de entrega é para o primeiro semestre de 2025.
O centro, que ocupará 2.500 m² no 6º andar do Floripa Shopping, contará com 74 poltronas de hemodiálise e terá capacidade para realizar 440 sessões mensais, além de mais de 300 procedimentos de diálise peritoneal e 300 consultas mensais para tratamento conservador. O local também contará com 8 consultórios médicos, 7 consultórios interdisciplinares e uma sala cirúrgica para procedimentos essenciais, como a confecção de Fístula Arteriovenosa.
O objetivo do novo centro é oferecer um atendimento de excelência e garantir um cuidado integral e humanizado para os pacientes renais. Com isso, o Governo do Estado segue ampliando o suporte aos portadores de doenças renais, não apenas na Grande Florianópolis, mas em diversas regiões de Santa Catarina. Entre 2023 e 2024, foram investidos mais de R$ 5 milhões para melhorar o atendimento a pacientes renais, com a criação de novas vagas e a entrega de equipamentos modernos, beneficiando centenas de pessoas que dependem desse tratamento.
Esse novo centro será um marco na saúde pública da região, oferecendo mais qualidade de vida e esperança para quem enfrenta as dificuldades de uma doença renal crônica.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!