Uma operação da Polícia Federal desmantelou um esquema de evasão de divisas e lavagem de dinheiro sediado em Florianópolis. Deflagrada nesta quinta-feira (3), a ação foi realizada em várias cidades, incluindo Santa Catarina, Paraná e São Paulo. O esquema ilegal movimentou R$ 21 milhões e envolvia câmbio clandestino e lavagem de capitais, utilizando empresas de fachada sem autorização do Banco Central.
A investigação começou após a prisão em flagrante de um homem em janeiro de 2023, que transportava moeda estrangeira escondida no carro. A partir dessa prisão, foi identificado que o esquema utilizava a fronteira sul, em Santana do Livramento/RS, para enviar dinheiro ilegalmente para fora do país.
Com 12 mandados de busca e apreensão cumpridos, a operação também resultou no sequestro de veículos e bloqueio de bens. As investigações seguem para identificar outros envolvidos e os principais beneficiários desse esquema, que utilizava diversas empresas e laranjas para ocultar suas atividades criminosas.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!