A partir de novembro, quem deseja financiar um imóvel com a Caixa Econômica Federal terá que se preparar para novas regras. O banco, que é o principal responsável pelo crédito imobiliário no Brasil, anunciou que vai reduzir o percentual de financiamento, exigindo uma entrada maior.
No Sistema de Amortização Constante (SAC), o financiamento vai cair de 80% para 70% do valor do imóvel. Isso significa que o comprador terá que pagar, no mínimo, 30% do valor total do imóvel como entrada. Já no sistema Price, a mudança é ainda mais drástica: o banco, que antes cobria até 70% do valor, agora vai financiar apenas 50%. Assim, quem optar por essa modalidade precisará desembolsar metade do valor do imóvel como entrada.
Outra alteração importante é o limite do valor dos imóveis que poderão ser financiados. A partir de novembro, a Caixa só vai liberar crédito para imóveis de até R$ 1,5 milhão, por meio do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE).
Vale destacar que essas novas regras não afetam contratos que já estão em vigor ou aqueles fechados até o dia 31 de outubro deste ano. Quem já tem o financiamento em andamento, ou assinar contrato até essa data, vai manter as condições atuais.
A Caixa explica que as mudanças foram necessárias porque a demanda por crédito imobiliário em 2024 superou as expectativas. Até setembro, o banco já concedeu R$ 175 bilhões em financiamentos, beneficiando mais de 2,5 milhões de pessoas. Esse crescimento de quase 30% em relação ao ano passado fez o banco revisar suas projeções e ajustar as condições de financiamento para manter o serviço ativo durante todo o ano.
Apesar das novas exigências, a Caixa afirmou que está estudando outras formas de atender à alta demanda por crédito imobiliário. O banco também participa de discussões com o mercado e o governo para buscar soluções que permitam a expansão do crédito, não só pela Caixa, mas também por outros agentes financeiros.
Com essas mudanças, quem pretende financiar um imóvel em breve deve ficar atento às novas regras e se planejar para arcar com uma entrada maior.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!