Uma mulher de 43 anos, moradora de Florianópolis, foi vítima de um golpe online e perdeu R$ 91,3 mil ao acreditar estar em um relacionamento com um “espanhol charmoso” que conheceu em um aplicativo de namoro. O homem se apresentava como trabalhador de uma grande empresa de petróleo e prometia um futuro juntos. Ele convenceu a vítima a enviar dinheiro para supostas “taxas” de liberação de malas retidas pela alfândega, mas tudo fazia parte de um esquema de fraude.
A relação, que começou em março deste ano, parecia intensa e promissora. O golpista, usando fotos falsas, dizia que traria seus pertences ao Brasil antes de sua chegada e que as malas foram retidas na alfândega. Sem desconfiar da história, a mulher fez várias transferências para “ajudá-lo”, somando quase R$ 100 mil.
O golpe só foi descoberto quando o suposto espanhol parou de responder. A Polícia Civil de Santa Catarina, em conjunto com a Polícia Civil de São Paulo, investigou o caso e localizou o responsável na zona leste de São Paulo. O homem, um nigeriano com histórico de fraudes, foi preso e responderá por crime de fraude eletrônica, com pena que pode chegar a 8 anos de prisão.
Esse caso serve de alerta para os perigos em relacionamentos virtuais, destacando a importância de desconfiar de pedidos de dinheiro, por mais realista que a história possa parecer.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!