Em uma noite de consagração, o volante espanhol Rodri, do Manchester City, foi eleito o melhor jogador do mundo e recebeu a cobiçada Bola de Ouro 2023 em cerimônia realizada em Paris, nesta segunda-feira, 28 de outubro. Rodri superou o brasileiro Vinicius Júnior, do Real Madrid, e também o inglês Jude Bellingham, em uma disputa acirrada pelo título que premia os destaques da temporada 2023/2024.
Rodri se destacou ao ajudar o Manchester City a conquistar seu quarto título seguido na Premier League. Além disso, foi peça essencial na seleção espanhola que venceu a Eurocopa 2023, sendo eleito o melhor jogador do torneio. Com 28 anos, o madrilenho é o primeiro volante a ganhar o prêmio desde o alemão Lothar Matthaus, em 1990, e se junta ao seleto grupo de espanhóis vencedores, ao lado de Alfredo Di Stéfano e Luis Suárez.
VEJA LANCES DE RODRI
Vinicius Júnior, que ficou em segundo lugar, teve uma temporada brilhante pelo Real Madrid, com 24 gols e nove assistências em 39 jogos, além de conquistas como a Liga dos Campeões, o Campeonato Espanhol e a Supercopa da Espanha. O atacante brasileiro era um dos favoritos, mas o destaque de Rodri foi suficiente para garantir ao espanhol a cobiçada premiação.
TODOS OS BOLA DE OURO DE 1956 A 2023
Entre as mulheres, a vencedora foi outra espanhola: Aitana Bonmatí, meio-campista do Barcelona. Bonmatí brilhou tanto na Liga dos Campeões, levando o clube espanhol ao título, quanto na Copa do Mundo, onde foi peça chave na conquista inédita da Espanha.
A Bola de Ouro, entregue pela primeira vez em 1956, é um dos prêmios mais prestigiados do futebol, inicialmente voltado apenas para jogadores europeus. Desde então, se expandiu para premiar talentos globais. O maior recordista da premiação é Lionel Messi, com oito troféus, seguido por Cristiano Ronaldo, com cinco.
Entre os brasileiros, o prêmio já foi levado por quatro craques: Kaká, Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho, mas o país ainda espera pelo próximo brasileiro a conquistar o troféu. Por enquanto, o brilho de Vinicius Júnior coloca o Brasil novamente entre os grandes, mas a Bola de Ouro de 2023 é de Rodri, que entra para a história do futebol mundial.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!