A professora Renata Cavion, da UFSC, foi premiada no Simpósio de Transporte Aéreo por uma pesquisa inovadora sobre o impacto do ruído de aviões em áreas urbanas, desenvolvida em parceria com Michelle Galvão, da Universidade Federal de Goiás. O estudo examina o efeito do ruído de aeronaves nos arredores do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, identificando os pontos mais afetados pelas operações aéreas e propondo alternativas para reduzir o incômodo.
A pesquisa se destaca por associar o impacto sonoro com variáveis espaciais, como as rotas de voo, a altura dos edifícios e a densidade de árvores, a fim de compreender como esses fatores interferem no nível de incômodo causado pelo barulho. A análise apontou que áreas residenciais de menor densidade populacional sofrem mais com o ruído, sugerindo que as rotas de voo poderiam ser ajustadas para mitigar esses efeitos.
Além de propor alternativas de rotas, o estudo reforça a importância de uma gestão urbana alinhada com a operação aérea para melhorar a qualidade de vida nas regiões afetadas. Esses resultados indicam que é necessário pensar em soluções interdisciplinares que combinem dados de reclamações com fatores urbanos e ambientais, criando políticas mais eficazes para a mitigação do ruído.
Esse trabalho premiado faz parte de um projeto mais amplo, focado na mobilidade urbana baseada em dados, coordenado por professores da UFSC e realizado em colaboração com instituições brasileiras e internacionais.
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