A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) se pronunciou oficialmente sobre a situação do Restaurante Universitário (RU) do campus da Trindade, em Florianópolis, após diversas inspeções e preocupações de estudantes e trabalhadores. De acordo com a instituição, a Vigilância Sanitária de Florianópolis informou que não há risco para usuários ou trabalhadores que justifique a interdição do local. Em 2024, foram realizadas sete inspeções no restaurante, que apontaram algumas necessidades de melhoria. Segundo a Vigilância, a maioria das exigências foi cumprida no prazo.
Recentemente, a UFSC solicitou à Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) uma inspeção no sistema de esgoto e abastecimento de água do restaurante, que tem sofrido com baixa vazão de água usada na limpeza da cozinha. Nos próximos dias, a Casan vai realizar uma vídeo-inspeção e limpar a rede sanitária para identificar e resolver possíveis problemas na vazão de água. Depois, a mesma inspeção será feita na rede interna do restaurante.
Ver essa foto no Instagram
Desde o início da atual gestão, a Pró-Reitoria de Permanência e Assuntos Estudantis (PRAE) e os departamentos responsáveis pela manutenção têm feito melhorias no RU da Trindade. As ações incluem trocas nas instalações hidráulicas, manutenção do piso, consertos no telhado, limpeza das calhas, pintura da cozinha e ajustes nos contratos de serviço, o que permitiu aumentar o número de trabalhadores no restaurante.
Ver essa foto no Instagram
Durante uma audiência pública recente, a UFSC apresentou um planejamento de curto, médio e longo prazos para garantir condições sanitárias e melhorar o ambiente de trabalho no restaurante. No curto prazo, haverá paralisações mensais para manutenções durante feriados e finais de semana. A primeira interrupção está programada para 15 a 17 de novembro, quando serão feitos ajustes nas redes de água, gás, esgoto e eletricidade.
No médio prazo, estão previstas manutenções mais amplas, que acontecerão durante o recesso escolar. Entre 21 de dezembro de 2024 e 3 de março de 2025, o RU estará fechado para receber intervenções na rede elétrica, pintura, instalação de ventiladores e manutenção de equipamentos. Durante essas paralisações, os estudantes que recebem isenção no pagamento de refeições terão apoio para o deslocamento até o restaurante do Centro de Ciências Agrárias (CCA).
A longo prazo, o campus da Trindade ganhará um novo Restaurante Universitário, com financiamento garantido pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Universidades. Uma comissão foi formada para definir as necessidades do novo restaurante, e o projeto está sendo planejado com base em outras experiências de sucesso no país.
Além dessas ações, a UFSC firmou uma parceria com o Laboratório de Virologia Aplicada para intensificar a vigilância das refeições oferecidas no RU, monitorando possíveis vírus que possam afetar a saúde dos usuários.
A Reitoria da UFSC reforça o compromisso com o funcionamento do Restaurante Universitário, considerado essencial para garantir a permanência de milhares de estudantes e trabalhadores. A UFSC reafirma que continuará investindo para manter o RU aberto e em condições dignas para os trabalhadores e estudantes que dependem de suas refeições diariamente.
VEJA PRONUNCIAMENTO OFICIAL:
I. A Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis informou à Universidade Federal de Santa Catarina que a Vigilância Sanitária avalia não existir risco potencial aos usuários nem aos trabalhadores que justifique medida cautelar de interdição do Restaurante Universitário da Trindade. De acordo com o comunicado, expedido em 29 de outubro, foram realizadas, em 2024, sete inspeções no local, “com exigências de adequações a serem feitas e que, em sua maioria, foram atendidas dentro do prazo estipulado”.
II. Também nesta terça-feira, 29 de outubro, por solicitação da Reitoria, trabalhadores da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) estiveram no Restaurante Universitário para planejar inspeções nas redes sanitárias. Nos próximos dias, a Casan realizará uma vídeo-inspeção e limpeza da sua própria rede, tentando identificar as causas da baixa vazão da água utilizada na limpeza da cozinha do RU, realizada após cada refeição. Posteriormente, será realizada vídeo-inspeção na rede interna do Restaurante.
III. Desde o início da gestão, a Pró-Reitoria de Permanência e Assuntos Estudantis (PRAE), em articulação com os Departamentos de Manutenção Externa (DME) e de Manutenção Predial e Infraestrutura (DMPI) da Prefeitura Universitária promoveu diversas ações no RU da Trindade, com objetivo de melhorar as condições de segurança no trabalho e trazer maior economia, eficiência e segurança no processo de preparo dos alimentos. As ações incluíram trocas de instalações hidráulicas para suprimento de água e troca do piso sob os panelões, consertos do telhado, limpeza em calhas de drenagem, pintura total da cozinha e revisão nos contratos de serviços, ampliando o número de trabalhadores envolvidos nas operações do RU Trindade.
III. No último dia 16 de outubro, duranteaudiência públicacom estudantes, servidores e trabalhadores terceirizados do RU, a Reitoria apresentou um planejamento com ações de curto, médio e longo prazos para melhorar o ambiente de trabalho e assegurar que o preparo dos alimentos continue a ser feito em condições sanitárias adequadas. O conjunto destas ações pode ser verificado neste documento.
IV. Entre as ações de curtos prazo estão um cronograma de paralisações mensais do RU, em feriados e finais de semana, para a realização de serviços de manutenção. Na primeira paralisação, programada para os dias 15 a 17 de novembro, serão realizadas intervenções de manutenção preventiva em sistemas de abastecimento de água e de gás e nas redes de esgoto e eletricidade.
V. A médio prazo, estão previstas manutenções mais abrangentes durante os períodos de recesso escolar. De 21 de dezembro de 2024 até 3 de março de 2025, o Restaurante Universitário da Trindade estará fechado para manutenções e intervenções na rede elétrica, pintura da cozinha, instalação de ventiladores e manutenção dos equipamentos.
VI. Em todas as interrupções programadas, a PRAE providenciará auxílio no deslocamento até o RU do Centro de Ciências Agrárias (CCA) para os estudantes isentos de pagamento das refeições.
VII. No longo prazo, o campus da Trindade deverá contar com um novo Restaurante Universitário, com recursos já assegurados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Universidades. A Reitoria instituiu uma comissão encarregada de elaborar um plano de necessidades para o novo RU, que está analisando outras experiências no País. Esse plano de necessidades irá fornecer as informações e os subsídios para o projeto arquitetônico e demais projetos necessários para que o novo restaurante seja adequado às demandas atuais e futuras.
VIII. Além dessas iniciativas, a PRAE está buscando o apoio de pesquisadores da Universidade para desenvolverem ações visando o aprimoramento de processos e melhorias nas instalações do RU da Trindade. Neste sentido, foi estabelecida parceria com o Laboratório de Virologia Aplicada do Centro de Ciências Biológicas (CCB) para uma vigilância sobre as refeições do RU, no que diz respeito aos vírus entéricos.
IX. Reitoria da UFSC reafirma seu compromisso com o RU, considerando este uma estrutura fundamental para a comunidade universitária e principal política de permanência para milhares de estudantes e trabalhadores que têm, todos os dias, refeições com qualidade nutricional a valores subsidiados ou isentos. Não pouparemos esforços para garantir a manutenção do RU aberto, com condições de trabalho dignas para seus trabalhadores e qualidade para seus usuários.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!