Vinte dois idosos que integram o Grupo Laços de Amizade, do bairro Kobrasol, desfrutaram nesta quarta-feira (24), de um passeio à cidade de São João Batista, por meio do Programa São José Amigo do Idoso, desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social. O programa atende 45 grupos existentes no Munícipio, que juntos somam mais de dois mil idosos.
Cada grupo tem direito a 600 km por ano para viajar ao destino que quiserem e, de acordo com levantamento da pasta, os municípios preferidos dos grupos são Nova Trento, São Martinho, Brusque e São João Batista. O Prefeito Orvino Coelho de Ávila, destaca a importância de valorizar os idosos josefenses.
“Esse é um recurso que não podemos nem chamar de gasto ou despesa, pois estamos investindo nas pessoas que passaram uma vida inteira contribuindo com a sociedade e com o país e, que agora merecem um descanso com qualidade de vida”.
A Prefeitura de São José investe R$ 517 mil no programa e aproximadamente R$ 310 mil com lanches com os idosos em suas confraternizações. O programa tem entre seus objetivos a garantia da qualidade de vida, a inclusão social, o desenvolvimento das atividades de proteção, prevenção, recreação e lazer, visando a integração social das pessoas idosas, por meio da convivência familiar e comunitária, do fortalecimento de vínculos, e do combate ao isolamento social por meio de passeios e de diversas atividades desenvolvidas nos próprios grupos de idosos.
A secretária de Assistência Social, Rita de Cássia Furtado, informou que nos próximos dias será inaugurado as oficinas de aprendizagem, atendendo uma antiga reivindicação dos idosos. “O prefeito Orvino havia assumido o compromisso de levar as oficinas aos grupos e, hoje, podemos anunciar que o pedido será atendido. Aguardem”, destacou. Ela informou ainda que a Prefeitura está realizando o credenciamento dos oficineiros e que nos próximos dias serão divulgados quais as oficinas que serão implantadas.