A quarta-feira (24) foi movimentada no Centro Multiuso de São José. O Município recebeu o renomado mesatenista Hugo Hoyama, recordista em participações olímpicas da modalidade e hoje atua como embaixador do tênis de mesa no Brasil. Todos os atletas da base de São José estarão sob os olhares de Hugo nesta quarta-feira (24) e quinta-feira (25). ‘’Com o meu repertório, pude obter uma grande experiência e hoje em dia minha missão é passar ela aos jovens’’, afirma.
Hugo diz estar muito animado em participar desse evento de descoberta de promessas em São José. ‘’Já observei garotos que demonstraram talento e vontade”, revela. O mesatenista, ídolo da garotada, comentou que muitos jovens estavam nervosos, mas que faz parte do processo e que ele fica feliz que eles gostem da modalidade. ‘’Com certeza São José colherá muitos frutos no futuro’’, prevê.
A avaliação analisa a habilidade, a disciplina, dentro e fora das mesas. O técnico menciona que o evento não é só sobre aprender a jogar tênis de mesa, mas sim se tornar um cidadão no esporte. ‘’O brilho no olhar das crianças me faz ressaltar a minha fala, que São José pode se tornar um celeiro de promessas’’.
Hoyama não é responsável pelo processo de avaliação, nesse caso ele será o encarregado de passar as informações dos atletas para a Confederação de Tênis de Mesa. Dependendo do resultado, alguns atletas são convocados para outro projeto, denominado Diamante do Futuro, com chance de treinar com jogadores de seleção de base do Brasil, servindo como uma motivação a mais para as promessas.
Ele explica que são realizadas seis avaliações por ano, dentro delas alguns jovens são convidados para a Etapa Diamante. Hugo reitera para os jovens não terem pressão para participar das etapas e que mostrem o que podem fazer nas avaliações. ‘’Se eles não forem chamados para a Diamante, terão outras oportunidades’’, comenta.
Quando questionado sobre se tem idade para começar algum esporte, Hoyama afirma que não há hora, mas que eles devem o quanto antes estabelecer uma meta, ter dedicação e vontade. ‘’Com 10 anos eu sabia que queria ser jogador da seleção, com 11 a 17 anos treinava das 14h às 22h’’, mencionou. Hoyama acrescenta que os jovens atletas não devem deixar os estudos de lado, devida a importância na formação como cidadão.
Como atleta, Hoyama conquistou 15 medalhas de Jogos Pan-Americanos e participou de oito Olimpíadas, enquanto como treinador da seleção feminina foram oito anos. Agora, o ex-atleta. de 54 anos, terá a missão de ajudar na expansão da modalidade e usar o seu conhecimento no esporte para ajudar no processo de captação de novos talentos.
Capital do tênis de mesa
A participação do mesatenista renomado, Hugo Hoyama, na seleção de revelações da modalidade esportiva em São José é porque o Município vai promover uma das maiores disputas do tênis de mesa do país. O Centro Multiuso será palco do 7º TMB Challenge Plus nesta sexta-feira (26) e sábado (27). Com apoio da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa, o evento vai reunir atletas de 6 a 70 anos de todo o país numa disputa individual, olímpica e paraolímpica nas categorias masculina e feminina de diferentes estados de todo Brasil.
A competição conta com cerca de 320 inscrições, um número recorde para o Município, superando a edição do ano passado. O circuito faz parte do calendário da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa, organizada pela Federação Catarinense de Tênis de Mesa.
São José será representada com atletas de várias categorias; alguns estarão estreando e outros defendendo título conquistado. Na Sênior, Sidney Seo foi campeão estadual na categoria e estará participando juntamente com seu filho Davi Seo, que tem apenas 9 anos e que fará sua estreia na modalidade.
Também com destaque para o Challenge, a presença do correspondente oficial de competições, da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa, Theo Cruz, que também é atleta e disputará o evento, e ainda estará presente trabalhando na parte de comunicação e divulgação. O acesso as competições são gratuitas.