Para enfrentar os problemas recorrentes de mobilidade, a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade de Santa Catarina (SIE) planeja disponibilizar guinchos 24 horas em dois locais de Florianópolis: na SC-401 Norte, próximo à subida das madeireiras, e entre as pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Salles. A contratação deve ser concluída em até 30 dias, após o processo licitatório. O serviço promete dar uma resposta mais rápida a incidentes, como o engarrafamento de terça-feira (5), quando um caminhão enguiçou na SC-401, no sentido Norte, e causou horas de lentidão na capital.
O serviço incluirá dois guinchos tipo lança, operados por motoristas qualificados, e terá um custo mensal de aproximadamente R$ 120 mil. O contrato terá duração de 24 meses, buscando melhorar o tempo de resposta em situações que impactam o trânsito. Atualmente, a ausência de guinchos 24 horas em Florianópolis exige que o suporte venha de outras cidades, como Palhoça, o que prolonga os congestionamentos. No caso de terça-feira, o guincho levou quase duas horas para chegar ao local do incidente e liberar a via, o que gerou filas que se estenderam da Beira-Mar Norte até a avenida Mauro Ramos.
Com a implantação desses novos pontos de apoio, espera-se que a resposta a incidentes seja mais ágil, reduzindo os engarrafamentos na cidade e minimizando os transtornos aos motoristas. A iniciativa busca tornar o tráfego mais fluido e aliviar o impacto das emergências no dia a dia dos cidadãos de Florianópolis.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!