Em Biguaçu, professores se preparam para dar um passo importante na prevenção da violência doméstica com o projeto “VerbalizA: quem VerbalizA se conecta!”, uma iniciativa inovadora que usa a educação emocional para desenvolver o autocontrole em alunos de 10 a 14 anos. A Escola Básica Municipal Fernando Brugemann Viegas de Amorim é o cenário escolhido para a aplicação deste projeto piloto, que busca promover mudanças de comportamento desde cedo e fomentar um ambiente de respeito e compreensão.
A ideia por trás do “VerbalizA” nasceu da psicóloga escolar Taís Boneti, de Cunha Porã, que, ao longo de seu trabalho com crianças e adolescentes, percebeu o impacto que o controle emocional pode ter na construção de relacionamentos saudáveis e livres de violência. O projeto, implantado com o apoio do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), faz parte do convênio n. 79/2024, que envolve os municípios de Biguaçu e Cunha Porã.
A primeira etapa para a execução do projeto ocorreu nesta semana, quando professores e equipe multidisciplinar da escola participaram de uma capacitação online pela plataforma Teams, com apoio de profissionais da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica (Cevid). A assessora da Cevid, Cibelene Piazza Ferreira, e especialistas como a psicóloga Fernanda, da escola Viegas, participaram, trazendo estratégias que serão aplicadas em atividades práticas a partir de março de 2025.
Com o “VerbalizA”, os alunos terão a oportunidade de explorar atividades dinâmicas, discussões, e intervenções que estimulam a expressão de emoções e o autocontrole. O objetivo é que, ao compreender e controlar suas próprias emoções, os jovens possam reduzir atitudes agressivas e construir um futuro onde o respeito e o diálogo predominem, prevenindo, desde cedo, as raízes da violência doméstica e familiar.
A ação, além de promover um ambiente escolar mais harmonioso, busca plantar sementes de mudança na sociedade, formando jovens preparados para lidar com conflitos de forma positiva e respeitosa.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!