A Prefeitura de São José, por meio da Diretoria de Bem-Estar Animal (Dibea), realizou na manhã desta quarta-feira (31), 200 castrações de cães e gatos no segundo Mutirão de Castração em unidade móvel deste ano, em parceria com a Ecopet. Foram castrados animais pré-cadastrados no bairro Procasa.
Cada animal teve acesso gratuito a cirurgia, roupinha cirúrgica ou colar elizabetano e remédios pós-cirúrgicos, acompanhados de instruções veterinárias. É informado que o animal precisa de repouso por 10 dias, para os pontos não abrirem; os pontos geralmente caem sozinhos, caso contrário também podem levar até a clínica conveniada com a Prefeitura. “O Mutirão no bairro Procasa foi um sucesso, os moradores aderiram a ideia, ficamos felizes quando a comunidade e o Poder Público fazem os seus papéis juntos”, afirma o diretor da Dibea, Vinícius Ramos.
A castração de cães e gatos está dentro do plano da Administração municipal, segundo o diretor da Dibea. Ele explica que é uma das maneiras de combater o abandono de animais em vias públicas, a “fugidinha” dos machos à procura de fêmeas e de evitar doenças como o câncer.
A tutora do cão Tufão, Ana Lúcia Silva, 56 anos, levou o animal para a castração e contou que tinha perdido outro cachorro por ter contraído câncer. “Na época não sabia sobre o projeto de castração”, conta.
Ana Lúcia diz que soube do Mutirão de Castração por meio da mãe dela, que recebeu informações na Unidade Básica de Saúde (UBS). “Não sabia que existia um serviço gratuito assim, geralmente temos que pagar por tudo, acho que é importante que exista para não ter mais animais abandonados nas ruas”.
Em breve a Prefeitura de São José informará pelos canais oficiais o próximo bairro que receberá o próximo Mutirão de Castração Móvel.