Um flagrante inusitado chamou a atenção em Florianópolis. Na noite de segunda-feira (13), um motociclista foi pego pela Polícia Militar Rodoviária trafegando na passarela de pedestres localizada no km 1.750 da SC-401, no bairro Canasvieiras, no Norte da Ilha. A atitude, considerada uma infração gravíssima, pode gerar uma multa de R$ 880,41 e somar sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A passarela, devidamente sinalizada, é um espaço exclusivo para a travessia segura de pedestres, e o tráfego de qualquer tipo de veículo é terminantemente proibido. Apesar disso, o motociclista flagrado não foi o único a desrespeitar a norma. Em pouco tempo de fiscalização, outros sete motociclistas foram flagrados cometendo a mesma infração no local.
Além do risco evidente à segurança dos pedestres, o uso inadequado de passarelas e calçadas é um comportamento que compromete a ordem no trânsito e pode acarretar penalizações severas. A multa de quase R$ 900 e os pontos na CNH são medidas previstas no Código de Trânsito Brasileiro para coibir ações que colocam vidas em perigo.
A SC-401 é uma das principais rodovias de Florianópolis, e incidentes como esse ressaltam a importância de campanhas educativas e fiscalizações rigorosas para garantir o cumprimento das leis e preservar a segurança de todos os usuários da via.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!