Palhoça se destacou como a cidade mais segura da Grande Florianópolis em 2024, apresentando a menor taxa de homicídios da região. Segundo um relatório da Secretaria de Segurança Pública, o município também aparece em terceiro lugar no ranking estadual das cidades com menos assassinatos.
Nos últimos quatro anos, a taxa de homicídios nas cidades catarinenses caiu, em média, 15,6%. Em comparação com 2023, a redução foi de quase 2%. Palhoça registrou 10 homicídios em 2024, nove a menos que no ano anterior, quando ocorreram 19 casos. Em toda a Grande Florianópolis, foram contabilizados 77 homicídios. Enquanto isso, Florianópolis registrou um aumento nos assassinatos, passando de 27 em 2023 para 34 em 2024.
Cidades com maior redução de homicídios em SC
Além de Palhoça, outros municípios catarinenses apresentaram queda significativa nos homicídios. Joinville lidera a lista, reduzindo de 58 para 39 casos, uma queda de 19 assassinatos. São Francisco do Sul aparece em seguida, com redução de 16 para 7 homicídios (-9). Tubarão e Porto União também registraram números menores, com quedas de cinco casos cada.
Feminicídios e violência doméstica
Os feminicídios, que fazem parte dos dados gerais de homicídios, também tiveram redução. O relatório aponta queda de 10,5% nesses crimes, sendo a segunda menor taxa já registrada. Por outro lado, os casos de violência doméstica aumentaram 0,2% em relação ao ano anterior.
Os números revelam uma tendência positiva na segurança pública de Palhoça e de outros municípios do Estado, reforçando a importância das ações preventivas e do fortalecimento das políticas de combate à violência.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!