A Lagoa do Peri, um dos cartões-postais de Florianópolis, está temporariamente imprópria para banho. O alerta foi emitido pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) após a análise da qualidade da água realizada entre os dias 3 e 7 de fevereiro. Esse é o primeiro resultado negativo desde maio de 2018.
Maior bacia de água doce da região, a lagoa abastece diversas casas da capital catarinense e recebe milhares de visitantes todos os anos. Além disso, tem um histórico de preservação reconhecido internacionalmente: em novembro de 2024, conquistou pela nona vez seguida o selo Bandeira Azul, concedido a locais que garantem qualidade da água, conservação ambiental e infraestrutura sustentável.

O que aconteceu?
A Prefeitura de Florianópolis informou que as fortes chuvas dos últimos dias influenciaram diretamente na qualidade da água. Segundo as análises, a concentração da bactéria Escherichia coli chegou a 988 por 100 mililitros, ultrapassando o limite permitido pela legislação ambiental para que o local seja considerado próprio para banho.
De acordo com as normas, um ponto é considerado impróprio quando mais de 20% das coletas das últimas cinco semanas apresentam níveis acima de 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando a última coleta ultrapassa 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.

A bactéria pode causar infecções, com sintomas como diarreia, cólicas, febre e fadiga.
A Lagoa do Peri fica dentro de um parque municipal, que é uma unidade de conservação ambiental monitorada pelo município. A Prefeitura afirmou que continua acompanhando a situação e que novas análises serão feitas para verificar se a balneabilidade melhora nos próximos dias.

Santa Catarina tem 63% dos pontos próprios para banho
O IMA monitora a qualidade da água em 238 pontos de Santa Catarina, sendo 87 em Florianópolis. O último levantamento apontou que 150 pontos estão próprios para banho no estado, o que representa 63% do total. Na capital, 53 locais foram considerados adequados, ou seja, 60,9% do total monitorado.
O alerta sobre a Lagoa do Peri reforça a importância de acompanhar os relatórios semanais de balneabilidade antes de entrar na água. Quem visita praias, lagoas e rios deve sempre conferir os dados para evitar riscos à saúde.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!