O calor extremo tomou conta de Florianópolis nesta segunda-feira (17), quando a capital catarinense registrou a maior temperatura do ano: 39,08°C. O recorde foi alcançado por volta das 15h, no Norte da Ilha. As temperaturas foram elevadas ao longo de toda a tarde, com sensação térmica ainda mais intensa.

No bairro Itacorubi, os termômetros marcaram 35,9°C por volta das 13h, mas o índice de calor – que mede a temperatura sentida pelo corpo humano – chegou a 44°C. Já às 14h, outra marca impressionante: 38,8°C também no Norte da Ilha. Até então, a maior temperatura do ano em Florianópolis havia sido registrada no dia 3 de janeiro, com 35,1°C. No último dia 12 de fevereiro, o calor atingiu 34,9°C, mas os números desta segunda superaram todos os registros anteriores.
O calor intenso não foi exclusivo da capital. Em Schroeder, no Norte de Santa Catarina, a temperatura chegou a 39,4°C, ultrapassando Florianópolis. Já em Corupá, os termômetros marcaram 38,37°C.
Chuva intensa e temporais a caminho
Com a alta temperatura, a Defesa Civil emitiu um alerta para chuva intensa entre a tarde e a noite desta segunda-feira. A aproximação de uma frente fria combinada com o calor extremo pode provocar temporais, com risco de alagamentos e enxurradas. As regiões mais afetadas devem ser o Litoral Sul, Grande Florianópolis, Serra e parte do Vale do Itajaí.
Na terça-feira (18), a frente fria avança por todo o estado, trazendo mais instabilidade e mantendo o tempo chuvoso. Com isso, as temperaturas devem cair, ficando entre 20°C e 28°C ao longo do dia. Depois do calor extremo, Florianópolis pode finalmente ter um alívio térmico.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!