O Multihospital de Florianópolis, localizado no Sul da Ilha, começou a operar seu primeiro aparelho de tomografia computadorizada nesta segunda-feira (17). Com capacidade para realizar até 530 exames por mês, o equipamento atenderá pacientes de segunda a sexta-feira, por meio de encaminhamentos dos Centros de Saúde. A chegada do tomógrafo é um avanço importante para diminuir a alta demanda por esse tipo de exame na Capital.

O novo equipamento tem como objetivo agilizar diagnósticos médicos e oferecer suporte para tratamentos e cirurgias. Entre os principais exames realizados estão tomografias de abdômen, tórax, articulações, face, coluna e crânio, essenciais para detectar tumores, AVC (acidente vascular cerebral), aneurismas, embolia pulmonar e edema cerebral. O aparelho atenderá tanto adultos quanto crianças.
Para realizar o exame, o paciente precisa procurar um Centro de Saúde, onde as equipes de Saúde da Família avaliam a necessidade e fazem o encaminhamento. O pedido é então enviado para a Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde, que classifica os casos de acordo com a gravidade e organiza a fila de espera. Quando chega a vez do paciente, ele é convocado para fazer o exame no Multihospital.
Com a implantação do tomógrafo, a Secretaria de Saúde também planeja novos mutirões nos próximos meses, buscando acelerar ainda mais a realização de exames e reduzir a fila de espera. A nova tecnologia é um passo significativo para melhorar o atendimento e proporcionar mais agilidade e precisão nos diagnósticos médicos em Florianópolis.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!