A Prefeitura de São José finalizou nesta sexta-feira (9) a programação da Semana Mundial do Meio Ambiente. Desde segunda-feira (5), os profissionais da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realizaram atividades para sensibilizar estudantes, professores e público em geral sobre a importância da preservação ambiental.
Nesta sexta-feira, a equipe da Fundação organizou um mutirão de limpeza na orla da Beira-Mar de São José. Em aproximadamente 2 horas de trabalho, foram recolhidos 88 kg de resíduos. “O maior quantitativo encontrado é de plástico. Fizemos a separação dos materiais e encaminhamos para destinação adequada”, detalhou o superintendente adjunto da Fundação Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Agostinho Mignoni Júnior.
Já no Centro Municipal de Educação (CME) Ambiental Escola do Mar, no bairro Serraria, foi realizada mostra de cinema infantil com temática ambiental. Quatro turmas do CEM Flávia Scarpelli Leite prestigiaram as animações infantis “As aventuras da toninha Babi – Novos Mares” e “A Baleia Mágica”, ambas receberam patrocínio do Programa Petrobras Cultural. Os filmes mostram a conexão dos humanos com o ecossistema marinho e refletem sobre boas práticas ambientais.
O coordenador do projeto de Educação Ambiental Toninhas do Brasil, João Miguel Moreira, veio especialmente para conversar com as crianças. “A educação ambiental é um dos pilares do projeto que estuda sobre a conservação das toninhas e uso sustentável dos ecossistemas costeiro e marinho. A toninha é o golfinho mais ameaçado de extinção”, frisou. O projeto é realizado pela Universidade da Região de Joinville (Univille), em parceria com a Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental.
Na animação “As aventuras da toninha Babi – Novos Mares”, a personagem Babi interage com outros animais e descobre como os problemas ambientais impactam na vida marinha. “Eu aprendi que quando a gente joga lixo no mar até os humanos podem ser prejudicados. Todos os peixes que têm no mar podem até morrer, mas com ações corretas, nós podemos ajudar a preservar o meio ambiente”, citou Vinícius de Souza, de 10 anos.
Programação semanal
Ao longo da semana, também foram realizadas palestras, formação para professores, exposição interativa de arte: Plastisfera e ilhas de resíduos plásticos, observação solar e distribuição de mudas.
“Nesta semana, intensificamos as ações, mas o trabalho de preservação e conservação do nosso meio ambiente é contínuo. O cuidado com a natureza é uma responsabilidade de todos nós”, ponderou a Superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Gabriela Brasil dos Anjos.