Equipes da Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura de São José, acompanhadas pelo prefeito Orvino Coelho de Ávila e o vice-prefeito, Michel Schlemper, realizaram na manhã desta sexta-feira (9), uma vistoria nas valas, galerias pluviais e canais do Rio Carolina, no bairro Serraria, localizado no limite com o município de Biguaçu. A iniciativa faz parte do Plano Permanente de Desassoreamento e na segunda-feira (12), terão início os trabalhos de desassoreamento e desobstrução das estruturas de drenagem.
Durante a inspeção, o prefeito destacou a preocupante condição das galerias na região. “Existem três galerias aqui, sendo que uma está completamente obstruída devido ao acúmulo de areia, enquanto outra apresenta um fluxo de água abaixo do ideal. Apenas a terceira galeria encontra-se em boas condições”, ressaltou Orvino. O prefeito, no entanto, acredita que grande desafio será desobstruir a galeria que passa por baixo do campo Esperança.
O Secretário de Infraestrutura, Nardi Arruda, alertou para os potenciais problemas decorrentes da falta de medidas preventivas no local. “Verificamos que as galerias possuem uma capacidade de escoamento de água limitada a 60%. Em caso de chuvas intensas, 40% do volume d’água ficaria retido, o que resultaria no assoreamento do rio”, explicou.
Diante desse cenário, o prefeito enfatizou a importância de tratar essa questão como prioridade, visando a desobstrução completa de todas as galerias. “Com o desassoreamento planejado, as galerias poderão operar com 100% de sua capacidade de escoamento, prevenindo assim a ocorrência de enchentes na região”.