Em uma operação conjunta, a Prefeitura de São José, por meio da Diretoria de Bem-Estar Animal (Dibea), e o Corpo de Bombeiros Militar realizaram dois resgates de gatos na última quinta-feira (15). Os felinos foram encontrados em situações desafiadoras nos bairros Potecas e Bela Vista.
No caso do gato preso dentro de uma tubulação no bairro Potecas, a equipe de resgate enfrentou uma situação complicada, pois a proprietária da residência não permitiu que o piso fosse quebrado. Diante dessa dificuldade, a alternativa foi furar a tubulação. Felizmente, o final foi feliz, pois o animal conseguiu sair por volta das 19h.
Já o felino que se refugiou no forro de um galpão no bairro Bela Vista acredita-se que tenha escapado de uma residência vizinha. O gato ficou no meio do galpão, e a equipe aguardou até as 20h para que ele saísse do local.
Os bombeiros desempenharam um papel fundamental, de acordo com o diretor da Dibea, Vinícius Ramos. A corporação dispõe de escadas, equipamentos de segurança, caminhões e treinamento para acessos perigosos. Ramos ressalta que permitir que os gatos “dêem um passeio” fora de casa é uma prática prejudicial, pois expõe os animais a diversos perigos.
“Essa cultura de permitir que os gatos saiam prejudica-os, pois a maioria não retorna e acaba ficando nas ruas por vários dias, sem abrigo adequado, enfrentando chuva e correndo risco de contrair doenças infecciosas”, complementa Ramos. Ele enfatiza a importância de manter os animais de estimação dentro de casa, especialmente durante os períodos frios, adotando medidas de precaução, como o uso de telas nas janelas.
A Dibea orienta que os cidadãos entrem em contato pelo número 181 ou registrem uma ocorrência online caso encontrem animais em situação de perigo.