A construção da nova ponte sobre o Rio Forquilhas, em Forquilhas, iniciou mais uma nova fase com a fixação de 16 estacas, que darão sustentação a estrutura. O prefeito Orvino Coelho de Ávila, acompanhado do pelo vice-prefeito e secretário de Urbanismo e Serviços Públicos, Michel Schlemper, e pelo secretário de Infraestrutura, Nardi Arruda, visitaram o canteiro de obras e destacaram a importância dela para o desenvolvimento da região.
A ponte integra o anel viário que está sendo construído no Município, fazendo a ligação Norte-Sul no bairro Forquilhas, conectando a Avenida das Torres à rua João José Martins. Essa conexão beneficiará cerca de vinte mil pessoas na localidade e aproximadamente 100 mil no total, incluindo os loteamentos Recanto da Natureza e Lisboa 1. A ponte será construída no final da Rua Francisco Ignácio do Nascimento, com previsão de conclusão para dezembro de 2023, o projeto contempla, além da pista de rolamento, espaço para passeio e ciclovia.
O prefeito enfatizou a necessidade de um crescimento ordenado e com disciplina na região, considerando que construções de prédios e casas de forma irregular, fica mais difícil organizar a infraestrutura dos bairros. Ele destacou que a administração pública deve valorizar a área e garantir o bem-estar das pessoas, pois é uma região em constante crescimento, ressaltando sua responsabilidade em garantir que todas as obras sejam executadas com eficiência, qualidade e dentro dos prazos estabelecidos.
Valorização econômica
O vice-prefeito e secretário de Urbanismo e Serviços Públicos de São José, Michel Schlemper, salientou a importância das obras estruturantes lideradas pelo prefeito Orvino. “Além de impulsionar a economia local, a obra também promoverá uma melhoria na qualidade de vida de toda a região. Após a conclusão dessa empreitada, a administração municipal planeja implementar mais melhorias nas comunidades em constante crescimento, contribuindo ainda mais para o desenvolvimento de São José”.
Obras estratégicas
O secretário de Infraestrutura, Nardi Arruda, fiscal do empreendimento, também destacou a importância das obras de infraestrutura como um pilar fundamental para o desenvolvimento da cidade. Ele cita os esforços do prefeito Orvino em concretizar projetos significativos que impulsionarão o progresso de São José, afirmando que nunca antes, em 40 anos, foram realizadas tantas obras importantes para o desenvolvimento global do Município.
A ponte e a nova avenida possuem uma extensão de 693 metros e representam um investimento de R$ 4.984.863,18, provenientes de recursos conveniados com o Governo do Estado. Além disso, a empresa responsável pela execução também será encarregada da terraplanagem, drenagem, pavimentação asfáltica e da implementação da sinalização horizontal e vertical na nova obra.
“A estrutura vistoriada hoje é uma das quatro grandes obras que compõem o anel viário da cidade de São José, destinada a eliminar de uma vez por todas a dependência do município em relação à BR-101, proporcionando maior fluidez no tráfego”, conclui o secretário.