Sempre muito ligadas à sustentabilidade, as amigas e empreendedoras Alyssa Rosa e Luiza Gil inauguraram há cinco anos o salão de beleza La Mar, no bairro Porto da Lagoa, sul da ilha de Florianópolis, que agora se tornará o Bioma La Mar. Será o primeiro modelo de salão sustentável na região, licenciado pelo Grupo Laces de São Paulo. Desde o início, o principal objetivo das empresárias foi reforçar os sentimentos que envolvem a natureza e, em especial, o mar, protagonista do cenário da Ilha da Magia.
Alyssa, que atua há mais de 12 anos no mercado da beleza, sempre teve vontade de ter o próprio salão e oferecer uma experiência única, diferente de tudo que havia no mercado. Luiza, por sua vez, abriu mão do universo corporativo onde atuava, permitindo que a inquietude de seu sonho de empreender ganhasse forma, apesar de até então, nunca ter pensado neste modelo de negócio. Juntas, somaram suas habilidades, experiências e o sonho comum de ser donas do próprio negócio e decidiram formar sociedade, criando um espaço que através do design praiano, remetesse ao esplendor da Ilha que escolheram como lar.
As empresárias, que desde sempre demonstraram consciência e cuidado com o meio-ambiente revelam muita felicidade em se unir ao grupo Laces, referência em beleza sustentável: “Desde a concepção do nosso plano de negócio, a sustentabilidade foi uma causa fundamental para nós, considerando sempre os três pilares: economicamente viável, ambientalmente correto e socialmente justo. Nos preocupamos muito com os resíduos, o que motivou a trabalharmos com a opção de produtos a granel, em que incentivamos a reutilização das embalagens e o uso de ecobags, o que reduz a utilização de sacolas plásticas; também nos dedicamos à separação correta de lixo e ao devido encaminhamento; temos um parceiro que recolhe os resíduos orgânicos para compostagem e, em contrapartida, nos devolve terra adubada para as nossas plantinhas, fechando o ciclo de descarte, além do selo Beleza Verde, conquistado após 5 anos com as práticas mencionadas… ou seja, em todos os processos buscamos nos conectar com essa energia da mudança que queremos ver o mundo”, contam.
Biomas
O projeto Bioma consiste em proporcionar acesso ao método e aos produtos do Grupo Laces, transformando salões de beleza convencionais em sustentáveis. O resultado é a criação de uma grande comunidade pelo Brasil, seguindo alguns valores de sinergia como Clean Beauty, práticas ESG e produtos naturais com tecnologia e performance. Entre os diferenciais e vantagens deste licenciamento estão o design consciente, os cursos e treinamentos da Academia Laces, produtos e toda a experiência de mercado do Laces and Hair de mais de 35 anos. Além do atendimento personalizado, a partir de agora será possível oferecer cabelos saudáveis e resgatar a autoestima e bem-estar através de produtos derivados de ingredientes naturais e orgânicos.
Atualmente o projeto Bioma Salon do Grupo Laces já está presente em mais de 8 estados e no total conta com 24 Biomas espalhados pelo Brasil, para os próximos 5 anos, estão previstos 600 salões neste modelo.
Sobre o Laces
O Laces and Hair é o primeiro Hair Spa do Brasil. Pioneiro em tratamentos saudáveis para os cabelos e referência na área, foi fundado em 1987, por MERCEDES DIOS, mãe de Cris Dios, que sempre pesquisou sobre plantas, folhas e os seus benefícios para os cabelos. Hoje comandado por Cris, o Laces engloba um ecossistema pioneiro em ESG e tratamentos saudáveis para cabelos desde o princípio. Focada em consumo consciente, com práticas sustentáveis, a empresa foi convidada e esteve presente na COP 27 (Conferência Climática das Nações Unidas).
Possui três linhas de produtos próprios: Cris Dios Organics, LCS e C/Alma. Todos os produtos feitos em fábrica própria certificada orgânica desde 2015 e utiliza de logística reversa para mapear e rastrear o fluxo de produtos, embalagens e outros materiais para que sejam descartados devidamente ou para que sejam reciclados.
O Laces está presente em oito unidades pelo Brasil, sendo cinco em São Paulo, uma em Belo Horizonte e duas no Rio de Janeiro.