A Defensoria Pública de Santa Catarina (DPESC) empossou mais seis defensoras e defensores públicos aprovados em concurso. A cerimônia foi realizada na sexta-feira (23), na sede da instituição em Florianópolis.
O defensor público-geral do Estado, Renan Soares de Souza, ressaltou que a posse será lembrada como um ato histórico. “É com muito orgulho que participo desse momento, que considero especial, por ser a primeira vez que estamos dando posse a defensoras e defensores públicos nomeados por um defensor-público geral e ainda na própria sede. Um ato que representa a concretização da autonomia constitucional e o fortalecimento da Defensoria Pública, desvinculando de outro poder, não a reconhecendo como poder, mas reconhecendo a sua autonomia constitucional que lhe garante um espaço mais amplo, mais livre de promover e regular seus atos na questão administrativa, de ordem financeira e principalmente sua finalidade primordial: o acesso à Justiça a todos cidadãos e cidadãs em situação vulnerável”, explicou.
A partir de agora, o Estado conta com 125 defensoras e defensores públicos trabalhando em 24 comarcas da DPESC, auxiliando na assistência gratuita da população vulnerável catarinense. Antes de serem designados às comarcas de atuação, os novos defensores e defensoras farão curso obrigatório de capacitação, onde aprenderão a rotina da Defensoria.
Familiares, convidados, servidores, defensoras e defensores prestigiaram a cerimônia, que foi transmitida ao vivo pelo canal da Defensoria no Youtube. Estiveram presentes compondo a mesa de honra da posse, a ouvidora-geral da DPESC, Maria Aparecida Lucca Caovilla, a corregedora-geral da DPESC, Glenda Rose Gonçalves Chaves e o defensor público Tiago Queiroz da Costa, representando a Associação das Defensoras e Defensores do Estado de Santa Catarina.
Quem tomou posse:
Daniela Melgaço
Rafaela Lugon Lucchesi Ramacciotti
Lisiane Beatriz Wickert
Gustavo Dobler
Gustavo Pires de Carvalho
Raissa Mariana Scalada Viana