O município de Palhoça integra a lista das 50 cidades com melhor classificação na região Sul no Ranking Cidades Inovadoras e Sustentáveis de 2023, da consultoria Bright Cities, divulgado em junho.
O ranking avalia a sustentabilidade, a inovação e a eficiência dos maiores municípios do país. Foram analisadas pela consultoria todas as 326 cidades do Brasil com mais de 100 mil habitantes – segundo a prévia do mais recente censo do IBGE, Palhoça conta com cerca de 236 mil habitantes. A lista leva em conta diversos fatores, como infraestrutura, segurança, bem-estar, dados de gestão pública, economia, habitação e acesso a serviços básicos. Entre os indicadores, estão taxas de emprego, proporção de alunos por professores do ensino básico, dados de acesso à internet e telefonia móvel, número de patentes registradas e taxas de letalidade no trânsito.
Com 4,88 pontos, Palhoça ocupa a posição de número 46 entre os estados do Sul e o 13º lugar em Santa Catarina. “Estamos melhorando a cada ano a nossa infraestrutura, com muito trabalho, e com certeza vamos evoluir cada vez mais neste ranking. Não temos dúvida de que, hoje, Palhoça é lembrada sempre que o assunto gira em torno de inovação e sustentabilidade”, projeta o prefeito Eduardo Freccia.
Summit Cidades
Uma prova do fato de Palhoça hoje ser referência em inovação é a participação do município no Summit Cidades, “maior encontro de cidades, para cidades e sobre cidades” em Santa Catarina, que iniciou nesta segunda-feira (26), em Florianópolis.
Dentro da programação, que encerra na quarta-feira (28), está prevista a participação da secretária executiva de Concessões e Parcerias de Palhoça, Cristina Schwinden, na palestra “Parcerias Público-Privadas (PPPs) como ferramentas para o desenvolvimento econômico dos municípios”. “É uma oportunidade de discutirmos quais foram os fatores que levaram ao sucesso da nossa experiência com a PPP da iluminação pública, quais elementos da nossa gestão nos levaram a conseguirmos implantar o projeto, que já está no terceiro ano de execução e com todos os investimentos previstos já realizados para o período”, explica a secretária Cristina.
O sucesso de Palhoça com a PPP da iluminação pública transformou o município em referência. Palhoça foi a primeira cidade do Brasil com 100% de lâmpadas de LED (são 27 mil pontos de iluminação) e 100% de telegestão – sistema remoto de monitoramento, que permite avaliar todo o parque público com agilidade, detectando e resolvendo eventuais falhas de forma ágil e eficaz. Como ilumina melhor, a lâmpada de LED deixa ruas e praças mais seguras; e ainda é mais eficiente do ponto de vista de consumo de energia, proporcionando uma economia mensal de 63%. E a telegestão também permite que Palhoça futuramente amplie serviços, utilizando a “internet das coisas”, dentro do conceito de “cidade inteligente”, como sincronização de semáforos conforme o fluxo de carros, indicação de vagas de estacionamento, captura de imagens do movimento de tráfego e até alertas por mensagens de celular sobre enchentes, por exemplo.
Mais sobre o Summit
O Summit Cidades busca capacitar seus participantes e potencializar o desenvolvimento dos municípios, unindo “entidades importantes do setor público, profissionais de referência no empreendedorismo e mentes brilhantes da academia”.
O evento conta com feira de negócios, salas de reunião e coworking, apresentações de cases, workshops, treinamentos e palcos interativos sobre diversos assuntos, como inovação social, mobilidade urbana, segurança pública, educação, planejamento, sustentabilidade, comunicação política, novas legislações e muito mais.
“Começamos a semana participando do Summit Cidades. São três dias de conhecimento, de compartilhamento de informações, de boas práticas, e Palhoça estará presente, nas oficinas, nas palestras, para que a gente possa, cada vez mais, levar o melhor para a cidade de Palhoça, trabalhando, a cada dia, para a qualidade de vida de todos os palhocenses”, avalia o prefeito Eduardo.