A Secretaria de Educação de Florianópolis (SME) está disponibilizando abafadores de ruídos para as crianças e estudantes que apresentam hipersensibilidade auditiva, principalmente os autistas da rede municipal de ensino.
O equipamento de isolamento acústico é formado por duas conchas com espuma em sua cavidade interna, unidas por um arco ajustável.
Na rede municipal de ensino, os professores de Educação Especial, que atuam nas salas multimeios, identificam a necessidade do uso do recurso mediante estudo de caso e plano do atendimento educacional especializado.
Segundo a gerente de Educação Especial Ana Paula Felipe, o papel da SME é identificar barreiras de acessibilidade que impedem a participação de todos nas mais diversas atividades.
A secretária de Educação, Fabricia Luiz Souza, afirma que o esforço e compromisso dos profissionais com a necessidade e especificidade de cada um é de suma importância para o desenvolvimento, aprendizagem e inclusão das crianças e estudantes.
A rede conta com 130 professores de Educação Especial que trabalham diretamente nas 69 salas multimeios, distribuídas em escolas, creches e núcleos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos, EJA.