Dentro da política de buscar melhores práticas para simplificar a vida dos contribuintes, a Prefeitura de São José, por meio da Secretaria Municipal da Receita, está disponibilizando uma nova alternativa para a quitação de tributos municipais. Os josefenses contam com mais uma opção para realizar pagamentos: o cartão de crédito. A novidade, de parcelar os impostos em até 12 vezes no cartão, está disponível a partir desta segunda-feira (3).
Tanto presencialmente ou na forma virtual, os interessados em quitar dívidas com o Município poderão utilizar a nova modalidade, que se soma às outras possibilidades de realizar pagamento. Em geral, o sistema já calculará o valor total a pagar, incluindo os acréscimos de juros e multa.
O contribuinte, pessoa física ou jurídica, pode usar esse recurso para fazer o pagamento à vista ou parcelado em até 12 vezes. A medida visa dar ao contribuinte mais uma alternativa para o recolhimento dos impostos e garantir ao poder público maior garantia na arrecadação de tributos como Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), ou valores já inscritos em Dívida Ativa.
O secretário da Receita, Constâncio Krummel Maciel Neto, salienta que todos sabem que o cartão de crédito pode ser usado para comprar produtos, serviços e que também é uma das principais formas de pagamento. “Queremos disponibilizar aos contribuintes alternativas para pagamento de seus tributos, facilitando o acesso a todas as ferramentas disponíveis”.
“O cidadão pode acessar o Portal, pedir para emitir a sua dívida e, se assim ele desejar, será redirecionado para a página da operadora de cartão de crédito, e ali ele fará o recolhimento e a negociação que ele quiser, dependendo de cada operadora. A operação também pode ser feita presencialmente, utilizando o cartão nas nossas máquinas de recebimento de crédito disponíveis no (CAC) das 13h às 19h”, explicou o secretário adjunto da Receita, Jamir Pimenta.
O procedimento é bem simples: o contribuinte pode realizar o pagamento por meio do site da Prefeitura, no Portal Cidadão, ou presencialmente na Central de Atendimento ao Cidadão (CAC), ou através do Whatsapp (48 8814-1815). A novidade é válida para qualquer imposto: IPTU, ITBI, Imposto Sobre Serviços (ISS), Alvarás, Taxas, Dívida Ativa, multas de trânsito, dentre outros.