A respeito do incidente ocorrido no Campus de Florianópolis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na última quinta-feira, 13 de julho, em que um jovem alega ter sido agredido enquanto pintava uma parede, a Universidade se manifesta repudiando qualquer ato de violência em suas dependências, contra qualquer pessoa.
Ao mesmo tempo informa que a sua Secretaria de Segurança Institucional, através dos seus servidores, se colocou à disposição dos envolvidos no episódio.
A UFSC está tomando ciência de todo o acontecido para avaliar medidas cabíveis ao caso. Inicialmente, sabe-se que houve acesso e intervenções não autorizadas pela Instituição no prédio do Centro de Convivência, edificação que está parcialmente inoperante e que tem áreas sem condições de uso.
A situação atual do prédio é reflexo da falta de repasse de verbas nos últimos anos.
No entanto, a UFSC informa que já reservou recursos do orçamento de 2023 para iniciar a reforma da edificação.
Cabe destacar que a Universidade condena a ação de grupos organizados, externos à instituição, que promovem invasões a espaços educacionais e atitudes que claramente expressam o desconhecimento da realidade institucional, maculando a imagem da UFSC.