A Campanha Pedágio do Agasalho de São José, que iniciou dia 1º de julho, arrecadou mais de 5 mil peças até essa sexta-feira (28). Os itens foram separados em 70 sacos, divididos entre roupas femininas, masculinas e infantis e durante a semana uma equipe da Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS), fez a triagem dos itens doados para a ação. As peças já estão sendo encaminhadas e a campanha segue durante o mês de agosto, nos pontos fixos espalhados pela cidade.
É possível doar também itens para pets, como cobertores e caminhas nos pontos fixos. O objetivo é arrecadar cobertores, roupas de inverno e calçados visando atender as pessoas vulneráveis do Município, entidades e os Serviços da Assistência Social, cujas famílias solicitam agasalhos. grande parte das doações é direcionada para o Centro Pop, especializado para pessoas em situação de rua.
Entre os meses de maio e julho, o Município registrou baixas temperaturas, o que motivou ações visando proteger a população mais vulnerável, como o início do funcionamento do abrigo emergencial. “A previsão é que o mês de agosto será chuvoso e frio. Neste contexto, se faz de extrema importância ações coordenadas que visem tornar este inverno menos frio e mais confortável para as populações mais vulneráveis”, explicou a secretária de Assistência Social (SAS), Rita de Cássia Faversani.
A iniciativa conta com a parceria da sociedade civil organizada, com finalidade de arrecadar roupas, calçados e cobertores que serão doados às pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social.
Destinação
A Secretaria de Assistência Social de São José já tem diversas comunidades vulneráveis cadastradas e garantiu que as doações chegarão àquelas pessoas que mais necessitam. O objetivo é arrecadar cobertores, roupas de inverno e calçados que serão encaminhados para as pessoas em situação vulnerável e já assistidas pela Prefeitura por meio do CREAS, CRAS, Centro Pop, Serviço de Convivência, setor de benefícios e abrigos que atendem crianças, adolescentes, pessoas com deficiência, mulheres, idosos e pessoas em situação de rua.
Em 2022, a ação arrecadou aproximadamente 9 mil itens. A primeira-dama do município, Sandra Mikulski, participa ativamente da Campanha e lembra que a solidariedade com o semelhante tem sido uma das metas da gestão atual, em São José. “Nossas doações aquecerão os mais necessitados. Como primeira-dama, estou feliz e emocionada em participar junto com as secretarias de Governo e de Assistência Social, com as demais secretarias envolvidas na Campanha Pedágio do Agasalho: Aqueça um coração. Participe conosco!”, convida.
Pontos fixos
Realizada pelo terceiro ano consecutivo, a Campanha segue até o dia 31 de agosto, no Município. Os pontos fixos de doação durante os outros dias da campanha estão localizados na: Prefeitura de São José; Câmara de Vereadores; Centro de Atenção à Terceira Idade (Cati); Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24h; Policlínica de Forquilhinha; Colégio Municipal Maria Luiza de Melo (Melão); CEM Profª Maria Iracema Martins de Andrade (Barreirão).