São José ganha neste sábado (5), a partir das 10h, mais uma horta solidária na Rua Angelita Figueiredo, no Loteamento Ana Clara, em Areias. A inauguração contará com a presença do prefeito Orvino Coelho de Ávila, secretários municipais, vereadores, lideranças comunitárias e empresariais da região.
Esta é a quarta horta solidária de São José. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, pasta responsável pelo projeto, até o fim da atual gestão municipal estão previstas 10 hortas solidárias. Para este ano está prevista a inauguração de mais uma horta solidária, no Loteamento Lisboa, localizado na Rua Coimbra, ao lado da Igreja da Paróquia Nossa Senhora de Fátima. O espaço vai abrigar parque com brinquedos para crianças e academia ao ar livre, informa o secretário interino da pasta, Rubens Pereira Júnior.
Em Areias, serão 13 canteiros distribuídos pelo espaço. De acordo com a primeira-dama e também madrinha do projeto, Sandra Mikulski, a realização das hortas só foi possível a partir da união entre as pessoas. “Este sonho da horta é de muitas pessoas. Nosso programa vai além de dar o terreno, a Prefeitura entrega toda a estrutura para o funcionamento da horta”.
O programa tem como finalidade o cultivo de hortaliças, legumes, floricultura e paisagismo no âmbito municipal e faz aproveitamento e conservação de espaços ociosos, com intuito de proporcionar qualidade de vida. No antigo espaço ocioso foi cultivado por moradores do bairro e já está repleto de pés de alface, couve, rúcula, almeirão e escarola, entre outras.
Também tem como meta o estreitamento de vínculos comunitários e estimular uma alimentação saudável aos participantes, além da educação ambiental com os coletores de material reciclado e as composteiras. Dentre os objetivos da horta solidária, estão a ideia de que elas sejam autossustentáveis.
Até agora o projeto- que recebe apoio de técnicos do Sebrae e da Epagri- já conta com três hortas, localizadas nos bairros Serraria, Ipiranga e Forquilhas/Potecas. Recentemente, a horta do bairro Ipiranga recebeu melhorias, com direito a uma nova pintura no muro e tratamento no terreno. No ano de 2022, as hortas resultaram em 3,2 toneladas de legumes e hortaliças para as comunidades que as mantêm.
A secretária da Educação, Rose Bastucheski, uma das incentivadoras do projeto das hortas solidárias, destacou o apoio de duas empresas para o sucesso da iniciativa. A Pauta e a Woa que são madrinhas de hortas solidárias, além da parceria com a Central de Penas, que disponibilizou até agora 12 pessoas trabalhando nestas áreas, incluindo um agrônomo e uma engenheira sanitarista.
Serviço:
O QUÊ: Inauguração da horta solidária de Areias
ONDE: Rua Angelita Figueiredo, no Loteamento Ana Clara.
QUANDO: 5 de agosto às 10h.