A Prefeitura de São José periodicamente faz o plantio de mudas nativas para manter a imagem da cidade organizada. A Fundação do Meio Ambiente possibilitou o plantio de 25 mil mudas de flores nativas, típicas da estação: begônia, sálvia, boca-de-leão, targete, gazânia e targetão.
Até o momento as flores foram plantadas no viaduto do bairro Forquilhinha, rótula do Bistek, trevo de Barreiros, prédio da Prefeitura, sede da Fundação do Meio Ambiente e no CEM Antônio Francisco Machado, também na Forquilhinha. As flores são de origem de empresas especializadas em produção de mudas, adquiridas via licitação.
Além do plantio contínuo de flores, a Prefeitura por meio da Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável atende cerca de 100 ouvidorias sobre podas, cortes e emergências. Ainda atendem a solicitações da Defesa Civil , Corpo de Bombeiros e por diversas pastas da Administração Pública. Para otimizar o monitoramento das árvores da cidade, os técnicos da Fundação estão desenvolvendo um sistema específico de monitoramento.
As espécies nativas de árvores encontradas no Município são: Garapuvu, Ipê, Pitanga, Araçá, Palmito, entre outras. É importante lembrar que a árvore símbolo de São José é o Ipê-amarelo, típica do bioma Mata Atlântica, que o Município integra. De acordo com a superintendente da Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Gabriela dos Anjos, a gestão compreende a necessidade da manutenção desses espaços.
“O município de São José tem ações definidas para manter o paisagismo da cidade em dia, mantendo a imagem de uma cidade bem cuidada. Essa imagem de cidade florida e bem cuidada reflete diretamente na sensação de satisfação dos munícipes, já que todos gostam de ver sua cidade bonita, limpa e com espaços públicos atrativos”.
Além disso, segundo a superintendente, a arborização urbana é importante para as cidades, principalmente para as áreas urbanas, pois contribui com a manutenção de um macroclima agradável nestas áreas. No entanto, Gabriela explica que na hora de plantar uma árvore, o cidadão precisa se atentar a alguns detalhes, como a espécie que pretende plantar, para não desencadear problemas.
“As árvores não podem ser plantadas de forma que inviabilize o trânsito de pedestres em passeios públicos, não devem ser de espécies exóticas invasoras (como Pinus, Casuarina, entre outras), não podem ser de grande porte quando estão na extrema do terreno com o vizinho, quando estão muito próximas à fiação elétrica e canalização de água, gás e esgoto”.
Caso o cidadão identifique alguma árvore que possa estar trazendo riscos para a região, deve entrar em contato com a Prefeitura de São José, por meio da Ouvidoria Geral do Município, pelo número 0800 644 9040.