A Universidade Federal de Santa Catarina se destacou mais uma vez no ranking global Research.com, que reconhece os pesquisadores a partir do número de artigos e quantidade de citações para cada campo do conhecimento elencado – em um total de 26 diferentes áreas. A instituição teve 26 cientistas mencionados nas áreas de Veterinária, Química, Ecologia, Engenharia Elétrica, Engenharia e Tecnologia, Matemática, Medicina, Microbiologia, Neurociências e Agronomia.
A UFSC também foi mencionada como a oitava melhor instituição no ranking nacional. Outro destaque foram os rankings de Química, com dez cientistas citados entre os mais relevantes do mundo, e a área de Engenharia Elétrica, na qual o professor Ivo Barbi figura como o segundo mais citado do Brasil.
O número total de citações dos principais acadêmicos da UFSC em 2022 foi de 15.285, com valor médio de citações por cientistas de 7.642,50. O número coloca a instituição catarinense em 387 no ranking global. De acordo com a plataforma Research.com, o objetivo do ranking é oferecer aos principais pesquisadores uma melhor exposição de suas realizações. As classificações de cientistas são baseadas em procedimentos transparentes baseados em métricas coletadas de fontes confiáveis de dados com mais de 12.000 periódicos científicos agrupados por disciplinas.
Confira a relação dos cientistas mencionados pela Research.com.
Ciências veterinárias
Maurício Laterça Martins
Maria José Hötzel
Química
Bernhard Welz (in memorian)
Rosendo A. Yunes
Antonio L. Braga
Adilson J. Curtius
J. Vladimir Oliveira
Moacir Geraldo Pizzolatti
Debora de Oliveira
Ademir Neves (in memorian)
Eduardo Carasek
Adailton J. Bortoluzzi
Ecologia
Engenharia Elétrica e Eletrônica
Ivo Barbi
Julio E. Normey-Rico
Engenharia e Tecnologia
Matemática
Medicina
João B. Calixto
Adair R.S. Santos (in memorian)
Microbiologia
Álvaro José Romanha (in memorian)
Neurociencia
Reinaldo N. Takahashi
Roger Walz
Peter Wolf
Agronomia
Miguel Pedro Guerra
Marcelo Maraschin