A 7ª Vara do Trabalho de Florianópolis repassou R$ 58 mil ao Instituto Guga Kuerten (IGK), que utilizará a verba em um projeto musical voltado a crianças e adolescentes. O despacho de doação foi assinado no início de março pela juíza Danielle Bertachini.
O valor é oriundo de um acordo firmado entre o Ministério Público do Trabalho de Santa Catarina (MPT-SC) e dois sindicatos (patronal e profissional) da área de educação em uma ação civil pública. O MPT-SC entrou com ação para suspender a cobrança, pelos réus, de contribuição sindical de trabalhadores não associados – atuou no processo a procuradora do Trabalho Alice Nair Feiber Sonego.
O Instituto utilizará os recursos no projeto “Oficinas de Música”, do programa “Campeões da Vida”, que atende 400 crianças e adolescentes em situação vulnerável e 20 pessoas com deficiência na Grande Florianópolis.
O projeto musical oferece aulas de violão e violino e contempla os municípios de São José e Biguaçu. O valor será utilizado para custear professores, instrumentos musicais e materiais didáticos.
De acordo com o IGK, a realização de atividades conjuntas envolvendo educação, esporte, dança, cultura e música pode contribuir para o sucesso na busca da inclusão social, contribuindo com o desenvolvimento físico e motor.